Porque é que aconteceu a Revolução de 25 de Abril de 1974? Ana Pipoca, Vitória e Rodrigo
Vasco Lourenço: Porque era necessário fazer renascer a Liberdade em Portugal, acabar com a ditadura, a repressão e a guerra.
Como foi organizada a revolução e porquê? Alexandre Jesus, 9 anos, Palmela
Vasco Lourenço: Os militares aproveitaram a experiência que tinham e organizaram-se clandestinamente (às escondidas). Assim, trocaram as voltas à polícia política, a tenebrosa PIDE, e fizeram umas operações militares, prendendo os ditadores.
O que aconteceu depois da revolução? O que aconteceu aos políticos e pessoas que estavam
contra? Ana Sofia, 13 anos, Palmela
Vasco Lourenço: Abriram-se as portas à liberdade e as pessoas já puderam tomar as posições políticas que queriam, sem medo de serem presas. Os que estavam contra o 25 de Abril eram poucos, ainda fizeram tentativas para fazer tudo voltar para trás, mas não o conseguiram. Tiveram de se adaptar aos novos tempos.
Por que se chama Revolução dos Cravos? Andresa Lopes, 13 anos, Lisboa
Vasco Lourenço: Porque os populares, satisfeitos com o que se estava a passar, vitoriaram os militares que estavam nas ruas de Lisboa e, além de comida, bebidas e tabaco, começaram a oferecer-lhes cravos vermelhos (era uma flor muito comum e barata). Como os militares puseram os cravos nas bocas das espingardas, essa imagem foi muito difundida e deu o nome de Revolução dos Cravos ao 25 de Abril.
Texto originalmente publicado na VISÃO Júnior 59, de abril de 2008