A Páscoa é uma festa religiosa. Sabes o que é uma religião? É a crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais e o respeito sentido por essa ou essas forças (normalmente divindades ou deuses). A religião cristã é a que no nosso país e em todo o Ocidente tem mais seguidores. O nome cristãos vem de Jesus Cristo, o seu fundador. No Natal comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Na Páscoa assinala-se a sua morte. Jesus viveu 33 anos. Contamos a nossa era a partir do seu nascimento.
Jesus nasceu no território do atual Israel, nesse tempo ocupado pelos romanos. Defendia os fracos contra os fortes, a verdade, a justiça e o amor entre toda a gente. Atraiu um grupo de seguidores e, depois de ter passado três anos a andar de terra em terra transmitindo as suas ideias às pessoas, acabou por ser preso pelos romanos e condenado a morrer pregado numa cruz.
A religião cristã baseia-se na crença de que Jesus Cristo ressuscitou (ou seja, voltou a viver) e subiu aos céus três dias depois de ter sido crucificado. A Páscoa assinala o dia dessa ressurreição.
A diferença entre religião e igreja
Claro que, além da cristã, existem outras religiões. Por exemplo, a hindu (seguida por muitos indianos), a muçulmana (adotada por quase todos os árabes, e não só), a budista (com muitos adeptos no Extremo Oriente), a judaica (que é a dos judeus), etc.
Normalmente, cada uma destas religiões tem ainda subdivisões.
Por exemplo, há cristãos católicos (os que obedecem ao Papa) e cristãos protestantes, dividindo-se ainda estes últimos em muitos subgrupos (anglicanos, evangélicos, baptistas, adventistas, etc, etc.)
Cada um destes grupos, que tem ainda mais ramificações, chama-se uma igreja. Para compreenderes bem a diferença, basta fixares que a religião cristã se reparte por muitas igrejas, uma das quais é a Igreja Católica.
Que é a mais seguida nos países do Sul da Europa e da América do Sul.
Ah!, e não confundas a Igreja enquanto grupo de pessoas com a igreja de pedra. Esta última é o templo, o local onde são feitas as cerimónias religiosas. A palavra «igreja» vem do latim ecclesia, que significa «assembleia» ou «reunião».