No domingo de Páscoa, os cristãos (as pessoas que acreditam que Jesus é o filho de Deus e que veio à Terra para nos salvar) celebram a ressurreição. Ou seja, os cristãos acreditam que Jesus morreu enquanto homem no dia que hoje chamamos de Sexta-Feira Santa, e que ressuscitou ao fim de três dias, no dia de Páscoa.
A Páscoa muda de data de ano para ano porque se realiza no primeiro domingo a seguir à primeira lua cheia depois do equinócio da Primavera. É por essa razão que, no nosso calendário, esta data varia entre 22 de março e 25 de abril. O Carnaval comemora-se exatamente 47 dias antes da Páscoa – e por isso também não tem uma data fixa.
Quando falamos do Equinócio de Primavera, não nos podemos esquecer que estamos a referir-nos ao Hemisfério Norte do planeta. Em países do Sul, como o Brasil ou Angola, para eles é outono, embora o mês seja março ou abril.
O que é um equinócio?
O planeta Terra está um bocadinho inclinado no seu movimento à volta do Sol. Move-se como um pião.
É isto que faz com que os dias sejam pequenos no inverno e longos no verão. Mas há dois dias no ano em que o dia e a noite têm a mesma duração a estes dias chama-se Equinócio de Primavera e Equinócio de Outono.
O que é a Lua cheia?
A Lua move-se à volta do planeta Terra. Dá uma volta em cada 27 dias e meio. Durante esta volta, cruza a sombra da Terra. É isto que origina as diferentes formas, ou fases da Lua, no céu. A Lua pode ficar totalmente coberta pela sombra (Lua nova), pode ver-se uma parte só (Lua crescente ou minguante) ou ver-se como um círculo perfeito é a Lua cheia.
Este texto foi editado a 6 de abril de 2023.