A Prosolia Energy, uma das principais produtoras independentes de energia renovável da Europa, anunciou uma parceria estratégica com a InfraVia Capital Partners, um investidor europeu, sediado em Paris, especializado em infraestruturas de renováveis (que gere €15 mil milhões em capital), para acelerar a sua expansão global no setor de energia limpa.
No âmbito desta parceria, a InfraVia adquiriu uma participação maioritária na Prosolia International, comprometendo-se a injetar capitais significativos para fortalecer o crescimento da empresa, ampliando assim a sua posição como fornecedora de energia renovável, sobretudo para clientes industriais.
Atualmente, a Prosolia Energy, fundada em 2003 e com sede em Valência, possui um portfólio de 343 MW em operação ou construção, além de mais de 3,7 GW em fase de desenvolvimento em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha. A empresa visa aumentar o seu papel como Produtor Independente de Energia (IPP), para se tornar um fornecedor completo de soluções energéticas, com uma oferta que inclui produção de energia on-grid (injetada na rede pública), serviços para autoconsumo e gestão integrada de energia.
No contexto desta expansão, a Prosolia vai adquirir a participação minoritária da Omnes Capital na Prosomnes, uma joint venture criada para desenvolver projetos solares na Europa, que já possui 212 MW em operação ou construção e mais 1,8 GW em desenvolvimento. A equipa de gestão da Prosolia vai continuar a liderar a empresa, colaborando com a InfraVia para explorar novos mercados e expandir o portfólio de energia “verde”.
Javier Martinez, CEO da Prosolia, destaca que a parceria representa um sinal de confiança nas energias renováveis. “Este acordo representa um novo impulso para a expansão do nosso negócio como Produtor Independente de Energia em novos mercados, além de fortalecer a confiança na nossa visão a longo prazo para o setor das energias renováveis. Damos as boas-vindas ao nosso novo parceiro, InfraVia, e estamos ansiosos por alcançar novas metas em conjunto, à medida que impulsionamos a transição energética global ao lado dos nossos clientes.”
Bruno Candes, da InfraVia, por seu lado, diz-se “entusiasmado” com a parceria, que reforça o compromisso do fundo de capitais “de criar líderes em energia renovável para apoiar a transição energética”.