Os resultados do manifesto online ( http://ep2014.wwf.eu) mostram que o apoio às questões ambientais atravessa todos os grupos políticos.
Os candidatos verdes têm sido compreensivelmente os mais ativos, representando um terço dos deputados que assinaram o compromisso, incluindo grandes nomes como Ska Keller e José Bové. Até os candidatos que atualmente não têm assento no parlamento europeu ou não são filiados em nenhum grupo político europeu, como o italiano “Movimento Cinque Stelle ” e ” L’ Altra Europa con Tsipras ” chegam quase aos 24% no que se refere ao apoio ao manifesto da WWF. Da esquerda (GUE / NGL ) e do centro-esquerda (S & D) os grupos políticos representam 15 % e 13% , respectivamente, no total de candidatos que assinaram. Os partidos de centro-direita têm sido os menos activos, que em conjunto representam apenas 13% do total.
Em Portugal, o maior número de apoiantes do manifesto da WWF vem do Partido pelos Animais e pela Natureza com os seus 21 candidatos a subscreveram o documento, seguindo-se o partido Livre com 3 candidatos e depois pelo Partido da Terra (MPT) com 2 candidatos apoiantes, do Partido Socialista apenas a deputada Ana Gomes se comprometeu com o manifestou a da Aliança Portugal (coligação PSD/CDS). Até à data de hoje mais nenhum candidato subscreveu o compromisso ambiental que a WWF lançou em Abril.
Itália, com mais de 130 candidatos, apresenta o maior número de adeptos do manifesto WWF, seguindo-se a Alemanha e a Finlândia, com mais de 50 cada. Mais de 2.600 e-mails e 1.500 tweets foram enviados a diferentes grupos políticos, pedindo o seu apoio ao manifesto da WWF.
“Os resultados do manifesto mostram que há candidatos de toda a Europa que querem proteger o meio ambiente e a saúde pública, enquanto criam empregos e uma apostam numa economia mais forte. Esperamos que os eleitores europeus olhem para estes dados antes de fazerem a sua escolha. Em média, 80% das leis ambientais nacionais são decididas em Bruxelas. Assim, os políticos que vamos eleger esta semana terão o poder de tomar decisões sobre muitas coisas que afetam a nossa vida do dia-a-dia, desde o ar que respiramos, à água que bebemos, os alimentos que comemos. “, disse Tony Long , diretor do Escritório Europeu da WWF, em Bruxelas.
Já Angela Morgado da WWF em Portugal refere que ‘os candidatos portugueses ainda podem assinar o compromisso até dia 25 de maio ao mesmo tempo que os eleitores podem ver as listas de candidatos que se comprometeram e enviar uma mensagem ou um tweet aos seus grupos políticos para conseguirem que estes mostrem o seu apoio ao planeta e a uma nova Europa’.