O formato é de bolso, como convém a um guia que se pretende ser um companheiro de viagem. Em 92 páginas sugere-se um percurso automóvel pelo Parque Natural da Serra da Estrela.
Este primeiro roteiro incide sobre a zona mais visitada, o Planalto Superior, mas, até ao final do ano, deverá ser publicado outro dedicado às aldeias de montanha.
O percurso indicado pode ser feito num fim de semana ou em dias separados. Já a pensar nesta hipótese, o guia encontra-se dividido em etapas. A primeira vai de Seia à Lagoa Comprida; a segunda daí até à Torre (foca, por exemplo, os lagos de origem glaciar). Da Torre, segue para Manteigas (passando pelo vale glaciário do Zêzere) e o regresso a Seia recomenda paragens na zona das Penhas Douradas e do Vale Roffim.
Para complementar o roteiro automóvel, o biólogo José Conde, um dos autores do guia, explica que “cada uma das etapas é articulada com um percurso pedestre”, devidamente sinalizado no terreno, de dificuldade fácil ou média.
O início deverá ser sempre no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), o promotor desta coleção, localizado em Seia.
ROTAS E PERCURSOS DA SERRA DA ESTRELA – PLANALTO SUPERIOR Da Colecção CISE Guias Interpretativos da Serra da Estrela. ¤10. À venda no CISE, R.Visconde de Moledos, Seia T. 238 320 300 Ter-Dom 10h-18h. Encomendas por telefone ou pelo cise@cise-seia.org.pt www.cise.pt