Objetivos/Descrição
O GAI tem por objetivo disponibilizar um conjunto de serviços autárquicos que possibilitem aos munícipes o acesso centralizado e integrado a um conjunto de necessidades logísticas e burocráticas em diferentes contextos de atendimento – presencial, telefónico e on-line.
Nesse sentido, esta estrutura funciona como uma unidade funcional dependente do Departamento Administrativo e Pessoal, agregando todo o “front-office” de atendimento ao público, em articulação com os serviços da Câmara Municipal, para dar resposta a todo o tipo de solicitações.
Abrangência Territorial
Concelho de Aveiro
Parceiros
Agência para a Modernização Administrativa
Resultados/Impactos
O conjunto de serviços estabelecidos focam concebidos para abranger um vasto leque de articulações e simplificação de procedimentos administrativos acessíveis ao munícipe:
- Centro de Informação Autárquica ao Consumidor – com atuação ao nível da mediação de conflitos, do esclarecimento de dúvidas aos consumidores, encaminhamento de soluções e promoção de iniciativas que contribuam para um consumidor mais esclarecido;
- Serviço de Informação e Mediação para as Pessoas com Deficiência (SIM-PD) – com atuação ao nível da prestação de informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes na área da deficiência e reabilitação;
- Gabinete de Apoio ao Emigrante – estrutura de apoio aos munícipes que tenham estado emigrados, estejam em vias de regresso ou que residam nos países de acolhimento;
- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – estrutura local que aciona os mecanismos burocráticos de registo de cidadãos comunitários;
- Gabinete de Atendimento ao Exército – estrutura local que aciona os mecanismos e procedimentos burocráticos ao serviço de antigos combatentes e ex-militares;
- Águas da Região de Aveiro (ADRA) – balcão de atendimento presencial e telefónico para a gestão de procedimentos relacionados com a contratação de serviços de fornecimento de água e saneamento relativos ao Sistema de Águas da Região de Aveiro (SARA).
Período de Execução
O GAI (Gabinete de Apoio Integrado) iniciou o seu funcionamento em finais de 2008 e a sua constante modernização de serviços e informação tem vindo a ser atualizada nos últimos anos, através da extensão de novas competências e serviços agregados.
Link
http://www.cm-aveiro.pt/www/templates/TabTemplate.aspx?id_class=2497&TM=2497