O encontro fará o balanço dos dois anos e meio de actividade da rede, tendo também o propósito de dar a conhecer a iniciativa a potenciais membros. Durante o encontro será lançado o Número 1 do Boletim da Rede Ibérica, dedicado à análise das estatísticas sobre a certificação florestal e o mercado de produtos florestais certificados na Península Ibérica, com especial enfoque nas
commodities cortiça e madeira tropical.Para assinalar o Ano Internacional das Florestas, que se celebra em 2011, a WWF apresentará a sua Campanha Florestas Vivas
(Living Forests Campaign) e fará a entrega aos membros da Rede Ibérica de um Certificado de Participação, sob o lema ‘2011: Ano das Florestas – trabalhar com a WWF para conservar as Florestas Vivas’.
Luís Silva da WWF diz que “a WWF tem estabelecido, ao longo dos dois anos e meio de vida desta rede, alianças importantes para a conservação das Florestas Vivas do mundo através do desenvolvimento do mercado de produtos florestais certificados. O primeiro boletim da Rede que lançamos hoje mostra, precisamente, o progresso da área certificada na Península Ibérica, o que deve motivar as empresas a fazerem mais pela defesa dos recursos da floresta.”
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Nota
No total são dezassete as empresas participantes na WWF Rede Ibérica de Comércio e Florestas, das quais 8 são portuguesas – AmBioDiv, APFCertifica, Corticeira Amorim, Cork Supply, Leroy Merlin Portugal, Listor, Granorte e Coca-Cola Portugal. A Cimenteira Lafarge é um dos membros do grupo espanhol. Estas empresas partilham com a WWF o objectivo de contribuir para a promoção da gestão responsável das florestas, através do consumo responsável de produtos de origem florestal. Na avaliação destes dois anos de actividade da Rede, a WWF regista a certificação de 370 mil hectares de floresta em território ibérico, a integração de três dos maiores players da indústria da cortiça, que representam 1/3 do mercado mundial de cortiça (Amorim, Cork Supply e Granorte), de 4 empresas do sector da madeira, de distribuidores como a Leroy Merlin e empresas consumidoras finais de grande dimensão como a Coca-Cola ou a Lafarge que se comprometem a dar prioridade, nas suas compras de produtos florestais, a produtos de origem FSC (Forest Stewardship Council). As empresas que integram a WWF Rede Ibérica de Comércio e Florestas comprometem-se a desenvolver e implementar um Programa de Certificação da Gestão Florestal e/ou Compra Responsável de Produtos Florestais por sistemas credíveis como o FSC, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do mercado responsável de produtos florestais.