Na comparação trimestral menos volátil, a produção entre dezembro e fevereiro foi 0,5% inferior à dos três meses anteriores, de acordo com os dados avançados hoje pela agência federal de estatística alemã (Destatis).

Além disso, a revisão em alta dos dados preliminares de janeiro indica um aumento de 1,3% em relação a dezembro, contra a previsão de 1,0%, e uma queda de 5,3% em termos homólogos, em vez de 5,5%.

O aumento da produção em fevereiro deve-se, em grande parte, à evolução da construção, com um aumento de 7,9%, enquanto a queda de 6,5% na produção de eletricidade teve um impacto negativo significativo no resultado global.

No setor industrial, que exclui a energia e a construção, a produção em fevereiro aumentou 1,9% em relação a janeiro e diminuiu 5,5% em termos homólogos.

Este aumento em relação ao mês anterior deve-se em grande parte ao crescimento da produção de 5,7% na indústria automóvel e de componentes e de 4,6% na indústria química.

Globalmente, dentro do setor industrial, a produção de bens intermédios aumentou 2,5%, a de bens de investimento 1,5% e a de bens de consumo 1,9%.

A produção nos setores intensivos em energia cresceu 4,2% em relação a janeiro e 0,9% em termos homólogos.

Na comparação trimestral, a produção destes setores entre dezembro e fevereiro foi 0,2% superior à dos três meses anteriores.

MC // CSJ

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“O Porto superou todas as metas de reciclagem em 2023, com cada portuense a separar, em média, cerca de 78 quilos/hab.ano [por habitante e por ano] de resíduos de embalagens face ao objetivo de 60 quilos/hab.ano, o que permitiu atingir uma taxa de preparação para a reciclagem de 43%, bem acima dos 31% estabelecidos como meta nacional”, afirma hoje, em comunicado, a autarquia.

Estes números evitaram, segundo a câmara, a emissão de cerca de 17 mil toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera, colocando “o Porto na linha da frente no combate às alterações climáticas”.

De acordo com a autarquia, um dos fatores determinantes para estes resultados é o aumento significativo da recolha seletiva, com mais 2.050 toneladas recolhidas, um crescimento de 5,8% face a 2022.

“Aliás, no campo dos três fluxos o crescimento foi de 6,9%, com destaque para as 7.210 toneladas de vidro recolhidas, mais 4,6% que no ano anterior, em sentido contrário à tendência nacional de decréscimo”, salienta.

De acordo com a informação disponibilizada, também os resultados na recolha de papel e de embalagens registam aumentos na casa dos 7% e 10%, respetivamente.

A Câmara do Porto refere que “para estes valores históricos foram decisivas a reorganização e reforço de instalação dos equipamentos de deposição seletiva, a par da eliminação de pontos exclusivos para indiferenciado”, apontando a existência de 1.300 ecopontos na cidade.

A autarquia sublinha que estas ações, a par da sensibilização e consciencialização dos munícipes, estabelecimentos e instituições, integram a estratégia da Porto Ambiente distinguida, pela segunda vez, com o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos da ERSAR.

No que diz respeito aos resíduos orgânicos, em 2023 foram recolhidas mais de 10 mil toneladas, com um crescimento de 5,7% face a 2022, e no que respeita apenas aos utilizadores domésticos, que inclui o sistema de porta a porta e sistema de proximidade, foram recolhidas mais de 1.516 toneladas.

O correto encaminhamento e valorização dos resíduos permitiu manter o Porto como uma cidade “Aterro 0”, em linha com os objetivos da neutralidade carbónica da cidade até 2030, preconizados pelo Pacto do Porto para o Clima, iniciativa cuja gestão e operacionalização está a cargo da empresa municipal Porto Ambiente.

PM // JAP

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O Model 3 é o Tesla mais barato da atualidade, mas a empresa tem vindo a prometer há muito uma versão de custo mais baixo. Agora, a Reuters dava conta de que esses planos tinham sido descartados, uma notícia a que o CEO da Tesla reagiu na X escrevendo apenas que “a Reuters está a mentir (outra vez)”, sem esclarecer nada mais.

Algumas horas depois desta publicação, surgiu um novo post de Musk onde confirma que “Robotáxi Tesla será apresentado a 8/8”. Ainda não há qualquer informação sobre as especificação técnica deste carro autónomo e será interessante perceber como a Tesla vai conseguir este feito, uma vez que só usa um sistema de câmaras, ao passo que a Waymo, por exemplo, assenta nos radares e outros sensores para proporcionar estes serviços.

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“Se o primeiro-ministro [Benjamin Netanyahu] decidir acabar com a guerra sem um ataque extensivo a Rafah para derrotar o Hamas, ele não terá mandato para continuar a servir como primeiro-ministro”, disse Itamar Ben Gvir, líder do partido Poder Judeu, numa mensagem publicada na rede social X.

Além do Likud (Consolidação, em hebraico, partido de centro-direita) de Netanyahu, a coligação governante é composta pelo Sionismo Religioso (uma aliança de extrema-direita, antiárabe e que defende a supremacia judaica), o Poder Judeu (antiárabe e herdeiro de ideais violentos) e o Noam (Agrado, em hebraico, partido ultraortodoxo).

Da aliança fazem ainda parte dois partidos ultraortodoxos: o Shas e o Judaísmo Unidos pela Torá [os livros sagrados do judaísmo].

Por sua vez, o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, líder do partido Sionismo Religioso, apelou hoje aos seus membros para uma consulta urgente, segundo a imprensa hebraica.

A reunião visa abordar o desenvolvimento da guerra e os rumores de “avanços” nas negociações para uma trégua, avançou o canal egípcio al-Qahera News, referindo que Smotrich também se opõe ao levantamento da pressão militar em Gaza.

Netanyahu é, como sugere hoje um editorial do jornal israelita Maariv, “refém de Ben Gvir e Smotrich”, o que dificulta a obtenção de um acordo para tréguas.

Negando informações egípcias que falavam de “progressos” nas negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, depois de conversações realizadas no domingo à noite no Cairo entre o movimento islamita palestiniano Hamas, Israel e mediadores do Qatar e dos Estados Unidos, fontes do Hamas garantiram que “todas as tentativas dos mediadores para chegar a um acordo foram recebidas com a inflexibilidade israelita”.

“Para já não há avanços nas negociações. Se houver, iremos anunciá-lo através dos canais oficiais. O Hamas mantém as exigências, que incluem um cessar-fogo, a retirada israelita da Faixa de Gaza, a entrada de ajuda, o regresso dos habitantes de Gaza deslocados e uma troca de prisioneiros”, disse um responsável sob anonimato à televisão Al Mayadeen, citado pela agência de notícias espanhola Efe.

Segundo o canal egípcio al-Qahera News, as delegações norte-americana e israelita deverão retomar as negociações daqui a 48 horas, na mesma altura em que recomeçarão as reuniões entre o Qatar e o Hamas, coincidindo com o Aid al Fitr, a festa que encerra o mês sagrado do Ramadão.

PMC // APN

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Michal Zdarsky e Jakub Nabelek, ao volante de um Hyundai Kauai EV, voltaram a ganhar em Portugal, no Oeiras Eco Rally Portugal, que também marcou o início da edição de 2024 do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO. O segundo lugar do pódio foi alcançado por Pedro Morais e Silvia Coutinho, em Hyundai Ioniq 5 da equipa UVE ECoRally Team – Atlante, enquanto o o ‘bronze’ foi conquistado por mais uma dupla portuguesa, formada por Nuno Serrano e Alexandre Berardo, em Kia EV6 da equipa KIA – ACP Electric – BP.

O pódio da classificação geral: 1º lugar para Michal Zdarsky e Jakub Nabelek, 2º lugar para Pedro Morais e Silvia Coutinho e 3º lugar para Nuno Serrano Alexandre Berardo. Foto: Bernardo Lúcio

A dupla checa conquistou o primeiro lugar global, depois de ter ganho na componente regularidade e alcançado o quarto lugar na componente de eficiência energética. A este respeito, é importante referir que, no Bridgestone FIA ecoRally Cup, a classificação final resulta da conjugação da classificação das componentes regularidade e eficiência energética. Ao contrário do que acontece no Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, onde a classificação é definida apenas pela componente de regularidade, existindo um troféu dedicado à componente eficiência.

Os três primeiros lugares da competição de regularidade, prova que conta para o campeonato de Portugal, foram alcançados pelas mesmas equipas, invertendo-se apenas a ordem do segundo e terceiro classificados, passando Nuno Serrano Alexandre Berardo para segundo e Pedro Morais e Silvia Coutinho para terceiro.

Em declarações à Exame Informática, Michal Zdarsky sublinhou a “grande competitividade da prova” e revelou ter ficado “muito bem impressionado pela qualidade da organização” e pelos troços escolhidos, que passaram por vários concelhos, incluindo Oeiras, Sintra, Loures, Vila Franca de Xira, Montijo e Palmela. No total, os participantes acumularam mais de 400 quilómetros em traçados muito variados, dos quais mais de 150 km em especiais de classificação.

A competitividade referida por Michal Zdarsky foi evidente durante toda a prova, como demonstram os menos de 10 segundos de diferença que separaram os três primeiros na componente regularidade.

Houve, também, surpresas ‘ao cair o pano’, já que até à 13ª e última especial de classificação, a prova de regularidade era liderada pelos campeões nacionais Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, que até tinham uma diferença ‘confortável’ para a dupla checa. Mas um erro, já próximo do final da última especial de classificação, conduziu a uma penalização superior a 3000 pontos, o que levou os campeões nacionais para o 18º lugar. Nos ralis de regularidade, ganha quem acumula menos pontos, que são atribuídos em função da diferença de tempo medida nos pontos de controlo para os tempos ideais definidos pela organização da prova. Ora, é fácil perceber o que representam mais de 3000 pontos, quando, até à 12ª e penúltima especial de classificação, a dupla portuguesa em Kia EV6 acumulava apenas 566 pontos e apresentava uma impressionante média de 2,4 pontos por controlo, ou seja, 2,4 décimas de segundo de erro médio.

À partida em Oeiras compareceram 32 carros, com 12 equipas estrangeiras.

Dupla da equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot ganha Oeiras Street Stage

A Exame Informática volta a participar no Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, desta vez integrada na equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot que, na prova de Oeiras, contou com duas duplas: Ivo Tavares e João Paulo Martinho, em Peugeot e-208 GT, e Sérgio Magno e Ana Joaquim, em Peugeot e-308.

O Peugeot e-308 GT da equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot numa especial de classificação em Sintra. Foto: Bernardo Lúcio

As coisas não começaram da melhor maneira para a equipa da Exame Informática. Logo nas verificações técnicas iniciais, fomos informados de uma dificuldade relacionada com a comunicação entre a ficha do Peugeot e-308 e o sistema de controlo da FIA, usado para medir a eficiência energética. Isto apesar de o e-308 estar na lista oficial dos carros suportados pela FIA para a prova. O resultado imediato foi que este carro não foi admitido para a prova Bridgestone FIA ecoRally Cup, razão pela qual o Peugeot e-308 GT conduzido por Sérgio Magno e Ana Joaquim não aparece na classificação final geral. Ainda assim, o carro com o número 20 entrou na prova, embora limitado a competir para o Campeonato de Portugal de Novas Energias.

O Peugeot e-208 GT de Ivo Tavares e João Paulo Martinho (equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot). Foto: Bernardo Lúcio

Felizmente, o Peugeot e-208 GT de Ivo Tavares e João Paulo Martinho pôde participar sem limitações e alcançou o oitavo lugar na geral, resultado do 13º lugar na componente regularidade e do 8º lugar na eficiência energética. O outro carro da equipa, Peugeot e-308 GT, obteve o 15º lugar na componente regularidade – como indicado, não foi pontuado na componente eficiência.

Entre os portugueses, as duas duplas da equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot conquistaram, respetivamente, o sétimo e o oitavo lugares. Para Ivo Tavares, “os resultados foram acima das expectativas”. O piloto salientou o “comportamento dinâmico excelente do e-208 GT”. A mesma opinião tem o navegador João Paulo Martinho, que relembrou que “seria muito difícil conseguir um melhor resultado, considerando que participámos sem sondas”. Uma referência aos sistemas que as equipas usam para fazerem os cálculos, de modo a respeitar os tempos e médias de velocidade pedidas pela organização. As ditas “sondas” são sistemas que, ligados às rodas ou aos sistemas de transmissão dos automóveis, permitem uma grande fiabilidade na medição das distâncias e das velocidades. Tecnologia que foi usada pelos carros que ocuparam os primeiros lugares.

Ora, a observação de João Paulo Martinho foi confirmada na Street Stage , uma prova especial que fechou o Eco Rally Portugal e decorreu na marginal de Oeiras. Prova com regras diferentes do resto do rali, onde a tecnologia de apoio para cálculo de distâncias e velocidades, perde importância. E prova onde a vitória foi, precisamente, para o Peugeot e-208 GT da PRIO – Exame Informática – Peugeot conduzido por Ivo Tavares e navegado por João Paulo Martinho.

O pódio da Especial Street Stage de Oeiras. A vitória foi para Ivo Tavares e João Paulo Martinho da equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot.

Na especial Street Stage de Oeiras, o pódio ficou completo por Nuno Serrano e Alexandre Berardo, ao volante de um KIA EV6, e pelos franceses Emmanuel Guigou e Alexandre Stricher, em Mini Cooper SE.

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Todo vestido de negro e de cabelo grisalho, Enzo Cucchi circula pela galeria da Culturgest, mãos atrás das costas; olha à volta, para as suas obras de arte ainda desarrumadas à procura do lugar certo, e exclama: “Vamos lá fazer uma bela exposição em tempos difíceis!” O italiano não elabora o que quer dizer com isso, deixa só a ideia pairar no ar. E, no fundo, é um pouco isso que as suas peças – pinturas, escultura, desenhos… – fazem também.

O curador da exposição, e programador de artes visuais da Culturgest, Bruno Marchand, usa a palavra “mitográfico” para descrever o trabalho de Cucchi. Há em quase todas as suas peças “uma sugestão de narrativa”, mas o artista não sente que tem de a concretizar, não se preocupa sequer com isso, e essa missão passa para o lado de quem vê. O que aconteceu àquela águia para estar assim invertida, de patas para o ar? Para onde vai aquele barco? O que faz aquela borboleta no focinho de uma girafa?

Entre pinturas, esculturas e desenhos, todas as obras de Enzo Cucchi nesta exposição na Culturgest foram realizadas neste século. Foto: António Jorge Silva

Autodidata no que toca às técnicas das artes visuais, Enzo Cucchi, nascido perto de Ancona, há 74 anos, começou a afirmar-se a partir do final dos anos 70. Antes, a sua produção artística passava mais pelas palavras da poesia. E é fácil olhar para as suas obras de arte como familiares dos mistérios, ritmos e silêncios dos poemas. Sempre associado à corrente artística italiana que ficaria conhecida como “transvanguarda” (nome cunhado pelo crítico e historiador de arte Achille Bonito Oliva), Cucchi voltou a uma arte muitas vezes figurativa, e com cores fortes, depois da minimal arte povera, dos anos 60.

Sem título, 2010. Foto: Pietro Traversa

Logo em 1986, teve direito a exposições individuais no Centre Pompidou, em Paris, e no Guggenheim, em Nova Iorque. Em Portugal (onde é representado pela Galeria Madragoa), esta é a sua primeira exposição numa grande instituição. Além das obras, todas realizadas neste século, de Mezzocane, esta mostra inclui a secção Il Libraio e L’artista, com livros e catálogos de muitas épocas dedicados ao seu trabalho (alguns deles verdadeiras obras de arte).

VISITAS GUIADAS: Com Ana Gonçalves e Maria Sassetti, 20 abr, 25 mai, 29 jun, às 17h.

Enzo Cucchi – Mezzocane > Culturgest > R. Arco do Cego 50, Lisboa > até 30 jun, ter-dom 11h-18h > €5

A equipa ligada aos Boston Celtics venceu no domingo os Long Island Nets, formação satélite dos Brooklyn Nets, por 99-77, e vai ter agora pela frente na final da G League os Oklahoma City Blue.

No jogo da final da conferência Este, Neemias Queta atuou durante 33 minutos, registando um ‘duplo-duplo’, com 16 pontos e 19 ressaltos, a que juntou duas assistências, um roubo de bola e ainda dois desarmes de lançamento.

Do lado da equipa secundária dos Boston Celtics, o base DJ Steward foi o melhor marcador, com 27 pontos, com destaque ainda para os 19 pontos e onze assistências de JD Davison.

Por outro lado, o extremo Kaiser Gates foi o melhor marcador da equipa satélite de Brooklyn, com 16 pontos.

Na fase regular, a equipa do internacional português registou 21 vitórias e 13 derrotas, alcançando as finais depois de eliminar os Delaware Blue Coats (equipa satélite dos Philadelphia 76ers) e agora os Long Island Nets.

Neemias Queta, de 24 anos, foi o primeiro português a entrar na liga norte-americana de basquetebol, depois de ter sido escolhido na 39ª posição, pelos Sacramento Kings, em 2021.

O poste luso trocou no início da época os Kings pelos Boston Celtics.

Com a época regular da NBA perto do fim e com o poste português com um contrato de duas vias com os Celtics, Neemias espera assinar um contrato ‘standard’ de forma a poder ficar elegível para os play-offs.

As finais da G League começam na terça-feira, sendo que a primeira equipa a vencer dois jogos sagra-se campeã.

RZF/AJO // AJO

Palavras-chave:

“Neste momento temos um total de 98 óbitos, 13 sobreviventes e os restantes estão desaparecidos. Era uma embarcação com cerca de 130 pessoas”, disse à Lusa a porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Nampula, Rosa Chauque.

As vítimas morreram na sequência do naufrágio de uma embarcação sobrelotada que saiu do posto administrativo de Lunga com destino à Ilha de Moçambique, avançou a porta-voz da PRM no balanço feito à Lusa.

“Trata-se meramente de um barco de pescadores, uma embarcação que não tinha capacidade para o número de pessoas que levava. Continuam a decorrer as buscas”, acrescentou.

Relatos locais indicam que as vítimas, incluindo crianças e famílias completas, estão a ser enterradas de imediato, por falta de condições para a conservação dos corpos.

PVJ // JMC

Em conferência de imprensa, em Bruxelas, Josep Borrell revelou que, desde o início, a missão “Aspides” (“escudo” em grego) “conseguiu escoltar 68 embarcações e repeliu 11 tentativas de ataque” de elementos das milícias iemenitas houthi.

A Alto Representante para a Política de Segurança do bloco comunitário acrescentou que 19 dos 27 países da UE contribuíram com militares e pessoal especializado para construir a missão.

O aumento das tensões no Médio Oriente, desencadeado pela guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza levou os huthis a atacarem embarcações de transporte de carga no Mar Vermelho, como maneira de exercer pressão para o fim da intervenção militar israelita.

Israel retaliou contra o Hamas depois dos ataques do grupo islamita Hamas no dia 07 de outubro de 2023, em que cerca de 1.200 pessoas foram mortas e mais de duas centenas sequestriadas.

Na conferência de imprensa de hoje, Josep Borrell insistiu que a UE não está em conflito com os huthi, apenas está a escoltar embarcações, para que haja, tanto quanto possível, menos disrupções ao comércio mundial.

AFE //APN

“Hoje regresso como CEO [presidente executivo] da Web Summit”, afirma o cofundador da Web Summit, numa mensagem publicada nas redes sociais, referindo que quando apresentou demissão no ao passado “foi a primeira vez” que tirou folga em 15 anos.

“Deu-me tempo para pensar sobre a Web Summit, a sua história, porque é que o comecei sozinho no meu quarto e o que queria que fosse”, afirma Paddy Cosgrave.

Em 21 de outubro, Paddy Cosgrave demitiu-se do cargo depois de várias empresas cancelarem a participação no evento, em Lisboa, na sequência de afirmações que fez sobre Israel e, nove dias depois, foi anunciado que a antiga diretora da Wikimedia Foundation Katherine Maher seria a nova presidente executiva.

“Aproveitei para me reconectar com velhos amigos da Web Summit e ouvir o que tinham a dizer e o que queriam” da cimeira tecnológica, prossegue.

“Alguns avanços tecnológicos incríveis, relacionamentos, parcerias e empresas cresceram a partir dos nossos eventos e quero continuar a desenvolver isso”, acrescenta, sublinhando que pretende acelerar ainda mais “esta missão” de construir comunidades “ainda mais fortes dentro da Web Summit”.

Paddy Cosgrave sublinha que está “incrivelmente animado com o futuro com muito mais para partilhar”.

Em 21 de outubro, quando apresentou demissão do cargo de CEO, Cosgrave pediu “desculpas” pelos seus comentários sobre Israel na rede social X (antigo Twitter), em 13 de outubro, uma publicação que deu origem a várias críticas.

“Estou impressionado com a retórica e as ações de tantos líderes e governos ocidentais, com a exceção particular do Governo da Irlanda, pela primeira vez estão a fazer a coisa certa. Os crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando cometidos por aliados e devem ser denunciados pelo que são”, disse, na altura, Paddy Cosgrave em alusão conflito entre Israel e o Hamas.

Depois da onda de críticas, Paddy Cosgrave pediu desculpas, o que não impediu que várias empresas cancelassem a sua participação na Web Summit.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde de Gaza, 33.175 pessoas foram mortas na guerra que começou há seis meses, depois de o Hamas ter atacado território israelita, a 07 de outubro, matando cerca de 1.200 pessoas.

ALU // JNM