O automóvel 100% elétrico foi apresentado esta madrugada, na Califórnia, pelo CEO da Tesla, Elon Musk. De acordo com os valores avançados, o novo modelo de cinco lugares deverá ser o mais barato de sempre da marca. O seu preço final deverá aproximar-se dos 35 mil dólares, isto no caso do mercado americano. Para a Europa o valor avançado é de 40 mil euros. A marca decidiu aceitar pré-reservas para o novo Model 3.
Elon Musk garantiu na apresentação internacional que o Model 3 será equipado com uma bateria capaz de garantir uma autonomia de 350 quilómetros. Os automóveis eléctricos são conhecidos pela forma como conseguem transmitir de uma forma particularmente rápida o binário às rodas. O novo modelo deverá conseguir acelerações de apenas seis segundos dos zero aos cem km/h.
As estações de carregamento rápido de baterias estão a aumentar a ritmo vertiginoso no mercado norte-americano. No mercado europeu a evolução tem sido mais lenta, de qualquer forma, praticamente todos os fabricantes automóveis reconhecem que o futuro é mesmo eléctrico.
A Tesla tem atualmente à venda o Model S, esperando-se para a segunda metade deste ano a chegada do SUV Model X, apresentado no Frankfurt Motor Show.