No ano de 2009 chegou ao mercado um simpático SUV chamado Yeti. Este modelo conquistou rapidamente fãs em todo o mundo. É um carro com uma imagem descontraída. Pessoalmente, gosto da forma como o Yeti é conduzido. É claro que não foi feito para grandes correrias, para compensar permite chegar a locais onde muitos nem sonham.
A nova geração surge redesenhada e com duas versões. A primeira com uma vocação mais urbana e outra Outdoor. As duas variantes destacam uma frente e traseira com novo design, interior renovado, versões de quatro rodas motrizes e de tração dianteira.
As novas frentes das duas versões são agora mais horizontais e destacam uma grelha e grupos óticos redesenhados (estão disponíveis faróis bi-xénon com luzes diurnas integradas em LED). A seção traseira do Yeti também tem um novo desenho, incluindo uma nova forma do portão da bagageira com farolins em forma de C com LED’s e, destaca dois elementos triangulares ao lado do novo logotipo da Skoda.
O comprimento total do novo Yeti é de 4,222 metros, a largura é de 1,793 metros e a distância entre eixos de 2,578 metros. A capacidade da bagageira inicia-se nos 405 litros, podendo ascender até 510 litros com o deslocamento para a frente dos bancos traseiros. Com o rebatimento total a capacidade chega a1. 580 Litros. Destaque, ainda, para o inalterado sistema VarioFlex nos bancos traseiros do Yeti. Os três bancos traseiros podem ser rebatidos individualmente para baixo, ou removidos na totalidade. Os bancos traseiros exteriores podem ser deslocados longitudinalmente ou transversalmente com o assento do meio removido. O Yeti pode ser transformado num veículo de cinco para quatro lugares, oferecendo mais espaço para os passageiros traseiros.
Os clientes podem escolher – no mercado nacional – entre cinco motores diferentes, tração dianteira ou às quatro rodas (neste caso com a embraiagem Haldex 5) e diversas combinações de motores/transmissões, incluindo caixas de velocidades DSG.
Todas as motorizações são sobrealimentadas e estão equipadas com injeção direta. A gama varia entre o bloco 1.2 TSI com 105 CV até ao motor 2.0 TDI com 170 CV de potência. A oferta a gasolina existe em duas versões do motor 1.2 TSI com 105 CV de potência às 5.000 rpm e um binário máximo de 175 Nm entre as 1.550 e as 4.100 rpm. Tração dianteira, caixa manual de 6 velocidades ou transmissão automática DSG de 7 velocidades são propostas nesta motorização, que possui uma aceleração 0-100 km/h em 11,4 segundos (Outdoor é de 11,8 segundos) e uma velocidade máxima de 177 km/h (175 km/h no Outdoor). O consumo combinado de combustível anunciado pela marca é de 6,0 litros aos 100 km e as emissões de CO2 de 142 g/km (147 g/km no Outdoor).
O Skoda Yeti propõe várias versões do motor 2.0 TDI. O bloco 1.6 TDI debita uma potência de 105 CV às 4.400 rpm e um binário máximo de 250 Nm entre as 1.500 e as 2.500 rpm. A versão GreenLine está equipada com uma caixa manual de 5 velocidades e um consumo anunciado de 4,6 litros aos 100 km (emissões de CO2 de 119 g/km). A aceleração 0-100 km/h é de 12,1 segundos e a velocidade máxima de 176 km/h. Novidade, neste modelo é a introdução de uma segunda variante (também com tração dianteira) deste motor. Está equipada com uma transmissão automática DSG de 7 velocidades, sendo a velocidade máxima de 175 km/h e a aceleração 0-100 km/h de 12,2 segundos. O consumo médio de combustível é de 5,0 litros aos 100 km (emissões de CO2 de 132 g/km). Já o motor 2.0 TDI reparte a oferta com potências de 110, 140 e 170 CV e tração dianteira ou 4×4.
A segurança ativa foi aumentada através do ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade) e do ABS com Assistente de Travagem. As luzes de nevoeiro com função de iluminação em curva são de série na variante Yeti Outdoor e opcional no Yeti. Novos faróis bi-xénon com luzes diurnas de LED aumentam a visibilidade do veículo e a iluminação da estrada. Também são propostos assistentes eletrónicos para subidas e descidas acentuadas. O Yeti é o primeiro modelo da Skoda a oferecer (em opção) uma câmara de visão traseira. Outras opções incluem um sistema eletrónico de monitorização da pressão dos pneus.
Graças ao controlo eletrónico do sistema de tração integral (quinta geração da embraiagem Haldex) e uma distância ao solo de 180 mm, o SUV compacto promete enfrentar alguns terrenos mais irregulares. Com a anterior geração percorri vários quilómetros em estradões de terra batida na Costa Alentejana. O bloqueio eletrónico do diferencial EDS também está disponível. Em termos de segurança passiva, o Yeti está equipado com nove airbags.
As versões Yeti estão disponíveis com os níveis de equipamento: Active, Ambition e Elegance. Podemos contar com os fundamentais airbag condutor/passageiro, airbag de cortina, airbag laterais dianteiros, airbag para os joelhos do condutor, ABS, ar condicionado, auto-rádio “Swing” com leitor de CD e MP3 (sistema de navegação Amundsen na versão Elegance), antena dupla (tejadilho e janela), banco do condutor ajustável em altura e barras de tejadilho longitudinais. Acrescenta ainda computador de bordo, direção assistida, ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade), faróis luz diurna, fecho central com controlo remoto, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, vidros elétricos dianteiros/traseiros, sistema Varioflex e volante regulável altura e profundidade. Todas as versões Outdoor oferecem ainda de série faróis de nevoeiro e para-choques Sport.
No que diz respeito a preços existem versões de acordo com a bolsa de todo o tipo de clientes. O Yeti mais acessível é o 1.2 TSI de 105 CV por 20.950 euros. A unidade com o motor 1.6 TDI de 105 CV com caixa manual de 6 velocidades vale 24.300 euros. No caso do Yeti Outdoor o 1.2 TSI de 105 CV custa 21.150 euros e o 1.6 TDI de 105 CV com caixa manual de cinco velocidades tem um preço a pagar de 24.500 euros.