É certo que nos tempos que correm todas as novidades do mundo automóvel acabam por ser conhecidas por antecipação, mas nada melhor do que conhecê-las ao vivo naquele que é considerado o mais importante salão automóvel do mundo e que decorre em Genebra, na Suíça.
Durante os dois dias exclusivamente reservados à Imprensa todos os construtores apresentaram as suas novidades, dos super-desportivos aos familiares, dos utilitários aos protótipos de sonho.
Este ano, duas das mais míticas marcas deram cartas em Genebra. Falamos da Ferrari, que apresentou o LaFerrari, o modelo mais potente de sempre da marca italiana, com 963 cv, e da Lamborghini, que deu que falar com a apresentação do Veneno, uma edição limitada a três exemplares, que custa qualquer coisa como três milhões de euros e tem uma potência de 750 cv. Ainda no capítulo dos carros de sonho, destaque para o McLaren P1, com 916 cv.
O novo Corvette Stingray em versão Convertible talbém deu nas vistas, assim como o novo Alfa Romeo 4C, um coupé de dois lugares e 240 cv que estará disponível ao público no próximo mês de outubro. Este revelou-se um salão especial para a Volkswagen, que viu o novo Golf ser eleito Carro Internacional do Ano. A ocasião ideal para a apresentação das versões Variant (carrinha), Cabrio, GTI e GTD. Os novos VW XL1 e Cross Up! também deram nas vistas.
A Audi apostou no A3 sportback e-tron/g-tron e nas versões desportivas S3 Sportback, RS Q3, RS 7 Sportback e RS 6 Avant. No stand da BMW assistiu-se à estreia da versão M do Série 6 Gran Turismo, do facelift do roadster Z4 e do Série 3 GT.
Na Mercedes-Benz o grande destaque foi para o novo CLA, mas também se assitiu à estreia mundial do Classe A 45 AMG, com 360 cv, e que chega em junho. Pudemos também ver ao vivo a renovada gama do Classe E. Quem também apostou numa total renovação da gama foi a Volvo, com especial atenção para a V60 e V70, XC60 e XC70. A marca sueca deu ainda destaque à V60 Plug-In Hybrid e apresentou um inovador sistema de deteção de ciclistas, desenvolvido com base no bem sucedido e já conhecido sistema de deteção de peões. Quanto às marcas francesas, a Peugeot e a Renault apostaram forte nos seus novos SUV’s, o 2008 e o Captur, dois modelos que prometem fazer sucesso em mercados como o português. No stand da Peugeot pudemos ainda conhecer as versões GTI e XY do 208 e admirar o protótipo ONYX.
A Citroën deu honras de estrela ao muito fashion DS3 Cabrio, apresentou o renovado C3 e mostrou ao mundo o monovolume Technospace. Quanto ao grupo General Motors, a Opel reforçou a aposta no citadino Adam, agora com uma versão crossover, o Adam Rocks Concept, e no regresso aos descapotáveis com o bonito Cascada. No stand da Chevrolet os olhares desviavam-se inevitavelmente para os Corvettes e para os Camaros, mas convém realçar a renovação do Captiva e a apresentação do novo Trax. A marca reforça ainda a sua aposta nos elétricos com o lançamento do Spark EV, que chega à Europa em 2014. Virando agora a Oriente, a grande novidade da Honda foi a apresentação da carrinha Civic. É certo que ainda é um protótipo, mas não andará muito longe da realidade. A marca avança ainda o regresso do super-desportivo NSX.
A Toyota apresentou a versão carrinha do Auris, batizada de Touring Sports, mostrou o novo RAV4 e revelou o desportivo FT-86 Open. A marca surpreendeu ainda com o i-Road, um veículo elétrico de dois lugares e cabina fechada com duas rodas à frente e uma atrás.
A Mazda apostou no novo Mazda6 e apresentou algumas renovações na gama, enquanto a Suzuki concentrou atenções na renovação do SX4. A Hyundai apresentou novo Grand Santa Fe, enquanto a Kia mostrou o compacto desportivo Cee’d GT e o futurista Provo.
No stand da Ford tivemos oportunidade de ficar a conhecer o novo Mondeo e o SUV EcoSport, que estará à venda no final do ano. A marca apostou também nas versões ST do Fiesta e do Focus.
Já a Nissan, apresentou o minimonovolume Note e o concept Resonance. A aposta no elétrico Leaf continua, com algumas alterações no modelo. O espírito Nismo está representado com os modelos Juke e 370Z.
Durante o dia em que visitámos o Salão Automóvel de Genebra tivemos o privilégio de nos cruzar com inúmeros carros de sonho, dos luxuosos Rolls Royce, com especial destaque para o Wraith, o modelo mais potente de sempre desta marca, aos exclusivos e sempre elegantes modelos da Bentley. Conhecemos ainda pessoalmente o Jaguar F-Type, ‘o carro de Lana del Rey’ e apreciámos os desportivos Aston Martin.