A Black Friday é um nome informal para a sexta-feira seguinte ao Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) nos Estados Unidos, que é comemorado na quarta quinta-feira de novembro. O dia seguinte ao Dia de Ação de Graças é considerado o início da temporada de compras de Natal nos Estados Unidos, e assinalado com grandes descontos que podem chegar aos 60%, 70% ou mesmo 80%, levando às famosas filas um pouco por todas as lojas.
Na Europa, e em particular em Portugal, o conceito foi importado e há cada vez mais lojas a aderirem à Black Friday (ainda que com descontos não tão expressivos como se vê do outro lado do Atlântico).
Um dos pontos a ter sempre atenção nesta altura é aos preços que, na realidade, podem mesmo ser publicidade enganosa. Todos os anos há relatos e histórias de estabelecimentos que sobem os preços uns dias antes para aplicar o desconto, ou simplesmente simulam a promoção, mas na realidade estão a vender ao mesmo preço ou até mais caros.
Deixo-lhe algumas dicas para aproveitar melhor as suas compras:
- Faça uma lista. Esta é uma das regras de ouro no planeamento de todas compras e na Black Fiday não é excepção. Acima de tudo está a evitar deixar-se levar pela emoção e que as oportunidades afinal se transformem numa dor de cabeça financeira.
- Defina um orçamento. Esta dica poderia estar junta com a anterior, mas se uma tem a ver com os produtos e serviços em si, a segunda está relacionada com a quantidade de dinheiro que tem destinada para gastar. Pode definir um montante global ou mesmo por produto/serviço/loja.
- Compare os preços antecipadamente. Esta passou a ser outra das dicas mais importantes. Para evitar ser enganado o ideal será sempre saber o valor dos produtos de antemão e aproveitar os comparadores de preços. A DECO dispõe de um comparador, assim como tem o KuantoKusta. Além disso, pode verificar também no próprio site da loja.
- Comece o dia cedo. Este é sempre um dia muito agitado e com várias ofertas e oportunidades, mas também com elevada procura. Se quer mesmo alguma coisa específica então comece cedo para garantir que o produto não esgota. Quanto mais cedo começar mais fácil será de organizar o dia e de conseguir encontrar o que pretende. Se pretende ir a várias lojas, defina um roteiro por onde pretende começar para otimizar o trajeto.
- Verifique as oportunidades online. Há muitas marcas que vão lançar logo as campanhas à meia-noite online. Outras marcas têm peças que apenas têm desconto nas lojas online. Por essa razão, considere sempre verificar os preços online e também nas redes sociais.
- Aproveite para as compras natalícias. O Natal é sempre uma época que implica mais despesas, seja na categoria ‘presentes’, seja na de alimentação. Desta forma, pode ser uma oportunidade para reduzir o peso da época festiva no seu orçamento familiares. Por isso, não se esqueça de quando fizer a lista e definir o montante incluir os presentes de Natal
- Utilize a poupança conseguida e coloque na conta recompensa. Ou seja, numa conta à parte para o efeito. No podcast MoneyBar falo desta estratégia em específico que pode ser utilizada tanto nesta época como noutras ocasiões.
- Atenção à Política de devoluções. Neste dia as lojas podem adoptar políticas de devoluções que podem ser diferentes das habituais, que devem estar visíveis. Em todo o caso, e para não ter nenhum dissabor, saiba qual a política em caso de devolução, nomedamente se lhe devolvem o dinheiro ou se tem de trocar por outro produto.
Siga as dicas de modo a garantir que evita que a Black Friday se transforme numa Black Fraude.