Quem nunca recebeu um convite para um evento com um “Dress Code” específico e ficou completamente confusa sobre o que levar para a ocasião pois raramente sabemos exatamente o que estas milhares de definições que nos aparecem à frente realmente significam?
Claro que hoje em dia estas denominações do que usar são menos rigorosas. Entretanto para algumas ocasiões mais formais, entender e respeitar o Dress Code é importante. Não há como fugir, por mais que detestemos regras impostas.
Mas tem um lado desta pré-definição que facilita a decisão do que vestir para o evento. O dress code pode ser uma ajuda e um coeficiente simplificador! Encaremos assim! E quando está claro o que cada um “títulos” se referem, a vida fica mais leve e nos tornamos pessoas mais seguras (ao menos até uma hora antes do evento quando sempre achamos que não era bem aquele vestido que queríamos levar…)
Por isso, o meu papel aqui é tentar deixá-las mais calmas e mostrar em linhas gerais o que os principais “Códigos de Vestir” significam. E ainda melhor, com imagens para referência! Sim, precisamos de imagens claras que nos ajudem e nos inspirem. Somos seres visuais e nada funciona melhor que ver na prática o que se coloca na teoria.
Não se assustem pois os nomes aparecem na maioria em Inglês. São nomes quase universais e ainda não há tradução em rigor para Portugues. E se surgir um novo nome, uma nova definição (estão sempre a surgir na tentativa de serem criativos), não entre em pânico. Use o bom senso ou se não tiver mesmo ideia do que seja, passe a mão no telefone e ligue para o responsável da festa… não há mal algum.
WHITE TIE: é o mais formal dos códigos. Se algum dia receber um convite White Tie, procure logo um vestido longo com saia ampla – à imagem dos mais poderosos vestidos que vemos no red carpet dos Oscares. Aqui o ideal é prender o cabelo, usar as suas melhores jóias e até luvas compridas. Mas sinceramente, a maioria de nós mortais chega ao fim da vida sem nunca receber um Dress Code destes…
BLACK TIE: um pouco menos formal que o White Tie mas ainda sim bastante formal. Na grande maioria das vezes as mulheres devem levar um vestido longo. Hoje em dia já há eventos Black Tie que podemos optar por um vestido pela canela ou até mais curto deste que tenha os detalhes que aportem o “glamour” necessário, como bordados ou algum brilho. A escolha vai depender do bom senso de cada e do evento em questão. Mas regra geral, se receber um convite Black Tie, pense logo num lindo vestido longo…
BLACK TIE OPCIONAL: aqui a formalidade começa a descontrair. Ganhamos a liberdade de escolha entre um vestido longo e um mais curto – ainda que muito elegante e com um toque de “glamour”. Pense num vestido longo de seda fluído ou um vestido até às canelas com uma jóia ou bijuteria mais marcante. Como sempre, cabe ao bom senso escolher dentro deste universo ainda formal.
CREATIVE BLACK TIE: se receber um convite com este dress code, saiba que esperam de ti atitude e um pouco mais de irreverência que o normal Black Tie. Aqui devemos pensar em algo “trendy”, contemporâneo. É ainda formal mas com o toque de editorial de moda das melhores revistas. Pode misturar texturas e cores com acessórios fortes, marcantes. Portanto, continue no modo formal mas com o toque “fashion statement” na escolha do look.
COCKTAIL : é o famoso vestido cocktail. Aqui já estamos mais descontraídos e a ocasião pede um vestido curto, até as canelas, nos joelhos ou até peças separadas – desde que tudo tenha um ar de festa. E pode caprichar nos acessórios para completar. O famoso vestidinho preto que todas nós temos (ou aconselho ter) com os adereços certos está perfeito!
FESTIVO: este tende a acontecer (se acontecer) para os eventos das festas de fim de ano, como um jantar mais formal de Natal ou para a festa de Ano Novo. Neste caso o look é quase o Cocktail mas com um toque festivo – por exemplo um slip dress de lantejoulas ou uma saia midi prateada…
BUSINESS FORMAL: estamos a entrar nos eventos menos formais mas ainda com alguma formalidade, neste caso profissional. Este código aparece em eventos de trabalho como uma conferência ou um almoço-evento a propósito da vinda de algum cliente. Ou seja, aqui não é preciso (e nem devem) incorporar o brilho ou o look festa, mas sim estar elegante de uma forma “mulher de negócios”, com discrição. Opte por uma roupa alfaiataria, como umas calças, um vestido nos joelhos ou uma linda saia lápis
BUSINESS CASUAL: imaginem o look típico de trabalho, aquele estereótipo que vem logo à cabeça quando pensamos no “office wear”. Este é o business casual, a roupa que muitos devem usar no dia-a-dia do trabalho. Para a mulher pode ser umas calças com uma camisa com algum detalhe e um blaser ou casaco de tweed, ou trocar as calças por uma saia acima dos joelhos com um cardigan e um casaco alfaiataria, ou optar por um vestido…
SMART CASUAL: aqui é só aprimorar o seu look do dia-a-dia com um detalhe que transmita um ar mais moda. É elevar um grau ou dois o look casual. Por exemplo, usar uns sapatos de design ou que se destaquem mais com um visual mais neutro, optar pelos acessórios certos também com um toque contemporâneo ou uma linda jaqueta que traga este “statement” à composição final.
CASUAL: o nome já diz tudo, aqui qualquer coisa sem ser aparentemente confortável e que faça parte do seu guarda roupa para o dia-a-dia em lazer estaria fora. É aquele “look de fim de semana”, quando escolhemos as nossas calças de ganga favoritas, tênis e jaqueta ou qualquer coordenação que usaria para um almoço despretencioso com as amigas num sábado.