Essencial para a vida, a água é o caminho de tantas viagens e o destino principal de muitos viajantes. De forma natural, é também o elemento aglutinador do primeiro volume desta coleção, onde o leitor pode viajar pelos vários oceanos, mergulhar no mar Vermelho, subir o rio Douro e explorar alguns dos locais mais míticos e fascinantes do Mediterrâneo: embarcar num cruzeiro pelas ilhas Cíclades, na Grécia, e percorrer as praias de Formentera, nas Baleares espanholas, e de Antalia, a chamada “Riviera turca”.
A viagem desta revista inicia-se com uma crónica de Gonçalo Cadilhe, em que o escritor-surfista confessa que os “momentos mais transcendentais” da sua vida de viajante “têm o denominador comum de terem sido vividos a navegar”. Depois, pode ficar a conhecer 25 praias perfeitas em todo o mundo, anotar as moradas de algumas dezenas de restaurantes portugueses onde pode saborear bom marisco e acompanhar a aventura dos surfistas lusos que decidiram mudar de vida e ir apanhar ondas para a Indonésia.
Em Portugal, pode acompanhar os nossos viajantes em busca das praias desertas do Algarve (sim, elas existem!), e depois atravessar o Atlântico e conferir os conselhos de algumas individualidades sobre os melhores locais para conhecer no país do sol, samba, futebol e… mar. Isto, com direito ainda a uma visita guiada ao litoral de Florianopolis. E terminar a viagem, no Índico, numa ilha com um nome mítico: Zanzibar. Um autêntico mergulho no paraíso.