Para marcar a chegada aos 30 anos, a VISÃO lança a rubrica multimédia “Ideias com VISÃO”. Serão 30 semanas, 30 visionários, 30 ideias para fazer agora. Da ciência à saúde, das artes ao humor, das empresas ao ambiente, figuras de referência nas mais variadas áreas darão os seus contributos para pensar um Portugal melhor. Semanalmente em papel e aqui em vídeo.
Há 18 anos que estudo e desenvolvo experiências, que possam melhorar o desempenho escolar dos nossos jovens através do desporto. Existem, atualmente, vários estudos científicos que comprovam as vantagens da prática de exercício físico, logo pela manhã e num regime aeróbio, com pelo menos 20 minutos de duração: os mais pequenos, e também os mais graúdos, passam a ter um melhor desempenho escolar, a sua criatividade aumenta e eles criam uma relação de grupo melhor.
Esta é uma ideia simples, mas que implica um grande compromisso. Visiono que comecemos já no próximo ano letivo, com a turma do pré-escolar, e, a partir daí, cada geração vai incutindo esta prática, eventualmente até chegarmos à universidade sénior. Para ser ainda mais completo, podemos também envolver as empresas, à semelhança do que fez o Japão no pós-guerra, com o impacto tremendo que conhecemos.
Trata-se de uma ação simples, que não implica mudanças de currículos, de matérias de estudo, de avaliações ou até alterações nas carreiras profissionais. Mas implica, sim, uma grande mudança de atitude, de intenções e de emoções – aquilo que, como diz António Damásio, se pode treinar no cérebro.
Desta forma, criamos espírito de equipa, espírito de campeão, entre toda a comunidade escolar. Como dizia o grande Nelson Mandela, está nas nossas mãos fazer um mundo melhor na nossa comunidade local. Cada um pode começar já na sua escola.