Vodafone Future
As atuações com escrita de código ao vivo
O movimento "live coding" é uma prática que consiste em modificar algoritmos com uma finalidade criativa perante um público físico ou virtual. Diversas esferas da criação artística, como a música, os audiovisuais, a robótica ou a dança aventuraram-se nesta possibilidade, transformando-a num fenómeno que conta com um número crescente de seguidores.
A mulher que veio de Chernobyl para criar eletricidade com as ondas
Inna Braverman foi uma das crianças afetadas pelo acidente nuclear de Chernobyl - sofreu uma paragem respiratória e esteve em morte clínica. Este acontecimento influenciou a sua paixão pelas energias renováveis, o que fez com que aos 24 anos fundasse a Eco Wave Power e desenvolvesse uma tecnologia para extrair energia das ondas oceânicas e marinhas e convertê-la em eletricidade.
Computação quântica, uma peça-chave da cibersegurança global
Carlos Abellan, cofundador da QuSide, empresa dedicada à cibersegurança e integrada na Quantum Flagship europeia, garante que: «A Internet quântica será o culminar de uma série de tecnologias que estão em desenvolvimento».
A programadora prodígio de 11 anos que já tem a sua própria empresa
Samaira Metha, uma pequena programadora de onze anos, é a fundadora e diretora executiva da CoderBunnyz, uma empresa que se dedica a ensinar programação através do jogo. Os seus jogos são utilizados em mais de cem escolas dos Estados Unidos.
O estúdio de efeitos especiais que criou a personagem Benjamin Button
Darren Hendler, diretor do Digital Human Group na Digital Domain, dedica-se há 25 anos aos efeitos especiais no cinema, tendo participado em alguns dos maiores sucessos de bilheteira das últimas décadas. Alguns exemplos são: O Estranho Caso de Benjamin Button em que tornou credível um Brad Pitt idoso ou a saga Vingadores, onde permitiu que Josh Brolin desse alma è personagem Thanos.
A prótese que foi criada com peças de helicóptero da Lego
Foi aos nove anos que David Aguilar teve a ideia que viria a marcar o resto da sua vida. Enquanto montava um dos seus kits de construção de Legos, decidiu colocar as peças à volta do seu braço, na esperança de criar espécie de prótese que o ajudaria a executar alguns movimentos. E, como aos nove anos, tudo é possível... transformou a sua ideia em realidade e num lema que tem guiado os seus passos até hoje.
A invenção de uma menina de 12 anos que pode salvar milhares de vidas
Gitanjali teve a ideia de projetar a Tethys, um detetor de chumbo, quando viu, nas notícias, o que tinha acontecido em Flint, no Michigan. Esta cidade com cerca de 100 mil habitantes ficou famosa nos Estados Unidos quando se descobriu que, devido a alterações no abastecimento, durante alguns anos os habitantes tinham consumido água contaminada com chumbo.
Apps para aproveitar a comida que vai ser desperdiçada
Na Europa, são desperdiçados todos os anos 89 milhões de toneladas de alimentos avaliados em 143 mil milhões de euros. Há quem se organize com recurso à tecnologia para dar um pequeno contributo na direção certa. Nada melhor para evitar que a comida acabe no caixote do lixo do que oferecê-la a quem está mais próximo.
Drones impressos em 3D para as crianças programarem nas escolas
A empresa Bonadrone nasceu com o objetivo de despertar vocações científicas. Para isso, desenvolveu kits de construção de drones que incluem material docente centrado no desenho CAD, na impressão 3D, na eletrónica ou na programação.
Os segredos do VAR e as novas tecnologias na La Liga
O VAR não é a única tecnologia introduzida pela liga espanhola nos últimos tempos. Obrigada a competir num mercado global, onde prima o espetáculo, os macro dados são já uma ferramenta indispensável não só para programar adequadamente os diferentes jogos, mas também para saber de que forma a luz solar nos estádios afetará as câmaras de televisão em função dos horários dos jogos.
A equipa feminina de CS:GO da Vodafone Giants
Aidy é a capitã da equipa profissional feminina de CS:GO da Vodafone Giants e teve de lutar muito para mostrar que as raparigas, se quiserem, jogam tão bem como os rapazes – ou até melhor do que eles. O seu sonho (conquistado) é ser gamer profissional e como ela há muitas que se esforçam para se destacarem num ambiente que ainda é maioritariamente masculino.
ANYmal, o robô todo terreno de quatro patas
A versatilidade do ANYmal faz dele o robô perfeito para uma grande variedade de tarefas industriais, no interior ou exterior, para trabalhos de distribuição, de resgate, trabalhos agrícolas, florestais ou até mesmo para entretenimento.
Tecnologia para ajudar a surfar as ondas gigantes da Nazaré
Agora, os surfistas contam com a ajuda de oceanógrafos como o João Vitorino que, com as suas previsões, antecipam qual o melhor momento para se lançar à água. Contam ainda com novos equipamentos tecnologicamente avançados, como o colete de impacto, que permite maior flutuabilidade e também protege contra os impactos.
Tablets com tinta inteligente para traduzir websites em braille
Ao falarmos de informação na atualidade, falamos do mundo digital e da internet. Um mundo que é menos acessível para 285 milhões de pessoas que sofrem de algum tipo de deficiência visual. O Blitab permitirá aos invisuais estudarem, informarem-se, jogarem e, sobretudo, sentirem-se integrados numa sociedade em que ninguém deve ser excluído.
Máquinas Inteligentes para ajudar a salvar o planeta
Joppa é responsável de Meio Ambiente e Diretor do projeto AI for Earth, um compromisso de 50 milhões de dólares a cinco anos no qual a Microsoft centra as suas investigações no campo da inteligência artificial em quatro áreas específicas: agricultura, água, biodiversidade e alterações climáticas.
O homem que faz as próteses mais bonitas
"A impressão em 3D oferece uma grande oportunidade para criar, não só desenhos impressionantes e belos, mas também o tipo de desenho que pode mudar vidas”, assegura Scott Summit, o homem que se dedicou ao fabrico de próteses que se adaptam à personalidade e ao gosto de cada paciente.
A Inteligência Artificial irá criar 58 milhões de postos de trabalho
Nuria Oliver vê na evolução das máquinas uma oportunidade que não devemos deixar passar: "É muito importante que vejamos a Inteligência Artificial como uma oportunidade para melhorar a sociedade, para sobrevivermos enquanto espécie. No entanto, temos de nos preparar e de nos formar, para que isso possa ser uma realidade”.
Para brisas de Realidade Aumentada para tornar os carros mais seguros
O que a WayRay propõe é disponibilizar diante dos olhos do condutor todo um mundo de sinais, alertas e indicações de forma natural, graças à tecnologia desenvolvida pela empresa.O sistema responde aos gestos do condutor à frente e incorpora uma câmara HD e vários sensores que localizam constantemente o veículo e fazem o mapeamento do meio que o rodeia.
Assim são os autocarros sem motorista que já funcionam em Paris
Christophe Sapet está concentrado no mundo da mobilidade urbana e Navya é uma das referências mundiais nesse campo: “Devemos pensar nos nossos sistemas de transporte para as cidades do futuro”, afirma. E um desses sistemas serão os autocarros e os táxis autónomos.
Máquinas inteligentes, mas também mais éticas
Avançamos para um futuro no qual as máquinas terão cada vez mais importância nas suas relações com os humanos. Uma das tarefas da Francesca Rossi é enfrentar o risco de que os modelos de aprendizagem baseados em comportamentos humanos em grande escala reproduzam estereótipos e preconceitos existentes na população.
A adolescente capaz de conectar o seu cérebro a um computador
Chadha trabalha com interfaces que ela própria criou e que depois liga ao cérebro através de elétrodos para mover robôs. O motivo que a levou a escolher esta tecnologia foi o facto de se tratar de uma área com enormes potencialidades de desenvolvimento no prazo de 20 anos “e de ter todo o futuro pela frente”.