Adicionar um segundo ou mesmo um terceiro ecrã ao PC para criar um ecrã expandido é uma das melhores formas de aumentar a produtividade para quem trabalha com várias aplicações em simultâneo. Por exemplo, pode usar o segundo ecrã para ter o seu programa de e-mail ou de trabalho em equipa sempre visível enquanto mantém a aplicação que estão a usar no ecrã principal. Deste modo, evita estar sempre a ter de comutar entre janelas para aceder às outras aplicações. Na redação da Exame Informática, todos usam um segundo ecrã ligado ao portátil para expandir a área de trabalho do Windows. Atenção que dissemos expandir, não clonar. Ou seja, os dois ecrãs são usados como continuidade um do outro e não para transmitirem a mesma imagem.Estamos tão habituados a ter dois ecrãs que sentimos a falta da área de trabalho extra quando estamos em viagem ou, como tem sido o caso, em teletrabalho. Mas como muitas vezes viajamos acompanhados de um tablet, investigámos como usar este dispositivo e partilhamos a solução gratuita consigo.
Artigo originalmente publicado na Exame Informática nº 301 (julho 2020)
1
Há várias soluções para usar ecrãs de tablets como segundos ecrãs de PC. Muitas são pagas e outras têm alguns problemas funcionais. Entre as que experimentámos, a nossa preferência vai para a SpaceDesk.
2
No PC (máquina onde vai trabalhar), abra a página spacedesk.net e, no menu download, descarregue e instale o SpaceDesk Driver Software – certifique-se que escolha a versão adequada ao seu Windows.
3
Durante a instalação do SpaceDesk Driver Software, garanta que a opção Add na exception to the Windows firewall… está selecionada porque a comunicação entre os dispositivos é feita via rede.
4
Após a instalação, a aplicação deverá arrancar automaticamente (se não acontecer, reinicie o PC) e vai aparecer um pequeno ícone na barra de ferramentas, junto a relógio. Pode clicar neste ícone ou procurar, no menu Iniciar, pela aplicação spacedesk. Verifique que a ligação está ativada: clique nos três pontos e escolha ON.
5
Agora é a vez de instalar a versão cliente do Spacedesk, o Viewer Software. Ou seja, a aplicação que vai correr no dispositivo que vai funcionar como segundo ecrã. Em Download encontra versões para Windows, Mac, iOS, Android e até uma versão completamente web (HTML 5).
6
No nosso caso, vamos usar a versão disponível na Play Store para instalar num tablet Android, mas o processo é semelhante para outros sistemas.
7
Logo que é iniciada, a app (no tablet) vai pesquisar pelo aplicação servidor (no PC). Ambos os sistemas devem estar na mesma rede para que a deteção automática funcione sem problemas. Toque na entrada relativa ao seu PC para estabelecer a ligação.
8
Se a pesquisa automática não identificar a ligação, não desanime. Clique/toque no [+] e introduza o número IP do PC, que pode identificar repetindo o passo 4, e toque em Add. A ligação deverá ficar estabelecida e agora já tem um segundo ecrã ligado ao PC.
9
Se estiver num local sem rede e se o PC incluir a tecnologia Wi-Fi Direct, como é o caso da máquina que usámos para este tutorial, poderá fazer uma ligação direta. Neste caso, a ligação deverá ser estabelecida de forma diferente: no tablet, vá a definições para escolher a rede Wi-Fi Direct gerada pelo PC e depois repita o passo 7 ou 8 para introduzir o endereço IP do Wi-Fi Diret (também mostrado no passo 4).
10
Agora só lhe resta configurar as Definições de visualização do Windows para escolher a posição do segundo ecrã relativamente ao primeiro, para garantir a continuidade, e escolher o modo Expandir estes ecrãs para criar um ambiente de trabalho expandido.