Quem não gosta de uma boa intriga? No ano passado, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e a Electronic Arts (EA), que até então usava o nome FIFA no seu simulador de futebol (dizem as más línguas que a empresa de videojogos pagava cerca de 142 milhões de euros por ano ao organismo de futebol), ‘zangaram-se’. A FIFA disse que ia lançar o seu próprio videojogo de futebol (o que ainda não aconteceu) e a Electronic Arts tinha a tarefa de manter um dos seus jogos mais populares, mas sem o peso do nome que acarretou durante décadas (ainda me lembro de jogar o FIFA Soccer 95 na Mega Drive). O resultado é o EA Sports FC 24 (novo nome da série). A grande questão que pairava no ar é se a produtora iria aproveitar o momento para mudar mais do que o nome. Mas em equipa que ganha, não se mexe (muito) e foi isso que a EA fez.
Alguma frescura
A verdade é que ao fim de algumas horas a jogar o novo FIFA – perdão, EA Sports FC24 – o sentimento que prevalece é o de familiaridade. Seja nas opções de jogo (já lá iremos com mais detalhe), seja no decorrer do próprio jogo, sentimos muito poucas diferenças para o título anterior da franquia. Mas há algumas novidades que interessarão aos aficionados do futebol. Uma delas está relacionada com a tecnologia de captação de movimento de jogadores, agora apelidada de Hypermotion V, que permite executar jogadas e golos inspirados em lances reais. Na prática, há mais jogadas carregadas neste motor, pelo que existe uma maior probabilidade de conseguir recriar um momento icónico do seu jogador ou equipa preferidos.
