Os dispositivos com Inteligência Artificial (IA) vão continuar a ser uma aposta forte, e as marcas continuam a desenvolver e a lançar no mercado produtos com IA que respondem às diferentes necessidades do dia a dia dos consumidores. Além de melhorarem substancialmente a experiência dos consumidores, tornando-as mais dinâmicas e interativas, vão também ao encontro de outra das tendências nesta área em 2025: a personalização da experiência dos consumidores. A capacidade de personalizar a experiência é, de resto, uma das características mais apelativas da eletrónica de consumo e dos eletrodomésticos com IA.
No setor da imagem, um bom exemplo, verificamos uma incessante ‘ebulição’ face à procura por experiências visuais mais atrativas e realistas e com tendências bastante diversificadas. A Laser TV e os projetores, que proporcionam em casa as experiências do cinema, vão ter um destaque ainda maior. Os televisores, por outro lado, seguem o aperfeiçoamento contínuo da sua tecnologia, com a qualidade de imagem a atingir níveis superiores, cada vez mais leves, mais finos, mais transparentes (alguns) e os seus grandes formatos a ganharem especial foco nas lojas. Os televisores de 110 polegadas estão a chegar, para ficar.
O maior conhecimento dos consumidores relativamente aos produtos com IA é mais do que uma tendência, é uma realidade que vai marcar este ano. Mais conscientes do potencial da IA, os consumidores são mais exigentes com os produtos que lhes são apresentados. Além disso, televisões e eletrodomésticos inteligentes deixaram de ser produtos encarados como tecnologia futurista – e muitas vezes até considerada de luxo – para se tornarem em produtos necessários e que contribuem para uma crescente comodidade e bem-estar das pessoas.
Paralelamente, existe uma preocupação maior com a sustentabilidade e a eficiência energética. Por esse motivo, haverá uma gama mais ampla de dispositivos que otimizam o consumo de energia e que vão permitir uma gestão mais eficiente aos consumidores. Isto já acontece com a área de ar condicionado, com equipamentos de eficiência energética superior, desenvolvidos com materiais amigos do ambiente e com tecnologia que permite garantir maior conforto e mais saúde.
À medida que os televisores e os eletrodomésticos inteligentes se vão integrando mais nas nossas casas, aumenta a expetativa de maior conforto e de experiências mais personalizadas. Inovar e criar produtos tecnologicamente mais avançados e que se diferenciem será um desafio cada vez maior para as empresas. Mas não basta acompanhar o progresso tecnológico, é fundamental estar à frente nesta corrida e ser pioneiro.