Investigadores da Google desenvolveram um algoritmo que é capaz de remover marcas de água de imagens em poucos segundos e de forma automática. Recorde-se que, por exemplo, fotógrafos profissionais ou bancos de imagem costumam recorrer a marcas de água para proteger os direitos de autor, mas o método agora criado tira partido do facto destas marcas serem aplicadas praticamente todas da mesma maneira.
O trabalho desenvolvido pelos investigadores intitula-se “On the Effectiveness of Visible Watermarks” (que pode ser traduzido por “Sobre a efetividade das marcas de água visíveis”) e o algoritmo criado evita que as pessoas tenham de perder tempo no Photoshop a eliminar as marcas de água, já que ele é capaz de identificar eficazmente as estruturas usadas e apagá-las.
Mas o objetivo desta investigação não é fornecer uma ferramenta que pode ser prejudicial para os bancos de imagens ou fotógrafos profissionais, é precisamente o oposto: tornar o sistema de marcas de água mais robusto. Para tal, como salienta o The Next Web, os profissionais da Google sugerem que se introduzam inconsistências nas marcas de água – mudanças na posição, formato ou opacidade, por exemplo –, pois isto torna mais difícil a deteção de padrões por parte do software.
Pode saber mais detalhes no vídeo abaixo.