![Composição 3.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/5983592Composi%C3%A7%C3%A3o-3.jpg)
Investigadores da Universidade da Pensilvânia criaram um algoritmo capaz de avaliar a composição das fotos que o utilizador tirou. Este software olha para a forma como foram arranjados os vários elementos na imagem e fornece o feedback apropriado. Segundo o Tech Radar, até serão fornecidos exemplos de outras fotos que tenham aquilo que é considerado um «alto valor estético».
De acordo com James Wang, um dos cientistas envolvidos no projeto, a estética é dominada pela composição. «Pode olhar-se para cores, texturas ou formas, mas, se formos ao cerne, temos de considerar todos esses elementos como parte da composição», afirma em declarações à Phys.org.
O algoritmo tem por base um grande número de fotografias classificadas pelos alunos da Universidade da Pensilvânia, que procuraram os traços comuns partilhados pelas melhores imagens. Para já, o software é demasiado pesado para poder ser instalado diretamente num smartphone, mas, em alternativa, pode ser instalado num servidor e acedido por telemóvel.