Por agora é apenas conhecido pelo nome de código Spartan, mas sabe-se que será o novo browser da Microsoft e que deve ser incluído no Windows 10. A Microsoft quer, por exemplo, incluir a possibilidade de se tirar notas numa página Web com um estilete e partilhar as notas com outros contactos. A partilha é feita através do serviço OneDrive e vários utilizadores poderão fazer múltiplas edições e anotações no ficheiro.
De acordo com o The Verge, o Spartan vai integrar também a assistente pessoal da Microsoft, Cortana. Assim, o utilizador vai ter mais facilidade em pesquisar informações e realizar ações como reservar voos ou quartos de hóteis. O novo browser inclui formas de agrupar as janelas de navegação que o utilizador tenha aberto.
A Microsoft pretende que o Spartan seja um browser uniforme para todas as plataformas que o utilizador tenha, seja PC, smartphone ou tablet. Sabe-se que a empresa olhou para o Chrome e para o Firefox e inspirou-se nesses browsers para alguns elementos da interface do Spartan.
Sabe-se ainda que o Windows 10 manterá o Internet Explorer e o Spartan, em simultâneo, o que indica que a Microsoft não pretende abandonar completamente o IE.