O SDK iOS 8 foi apresentado como sendo o maior lançamento para programadores, com mais de 4000 novas API que permitem a criação de apps mais personalizadas para cada utilizador. A Apple explica que os programadores vão poder criar apps que se integram melhor no Centro de Notificações dos dispositivos e anunciou a Metal, uma tecnologia que maximiza o desempenho dos chips A7 e a Swift, uma nova linguagem de programação.
Uma das novidades mais relevantes deste SDK é a possibilidade de se criarem aplicações para controlo da saúde e da forma física do utilizador com o HealthKit. Por outro lado, a empresa revelou ainda o HomeKit, especialmente para quem quiser programar e criar aplicações para o controlo de dispositivos domésticos. A Philips marcou presença no evento e Eric Rondolat, o CEO da empresa, explica que o «HomeKit vai permitir-nos melhorar a experiência de luz Philips Hue».
Esta versão do software de desenvolvimento ajuda os programadores a incluírem a funcionalidade de Touch ID nas suas apps, facilita a programação com a linguagem Swift e consegue tirar mais partido do poder de processamento dos iPhones e iPads.
iOS 8 para iPads e iPhones
O iOS 8 foi anunciado como sendo o maior lançamento desde a criação da App Store. O novo sistema operativo móvel permite uma experiência de utilização mais enriquecida, novas funcionalidades para os utilizadores, como a iCloud Photo Library que permite ver imagens e vídeos em vários dispositivos. Ainda na mesma plataforma, os utilizadores vão poder armazenar, editar e aceder a documentos como folhas de texto ou de cálculo e ver as atualizações em qualquer dispositivo Windows, Mac ou iOS. As novas Mensagens podem ser partilhadas mais facilmente, com um gesto apenas e a app Health vai concentrar toda a informação sobre a saúde e forma do utilizador num só sítio, explica a Apple em comunicado. A nova versão do sistema operativo vai estrear um modo Família que permite que os membros de um mesmo agregado possam ver e descarregar conteúdos do iTunes, iBooks ou da App Store. Até seis Apple ID podem ser incluídos em cada grupo e os pais podem criar contas para os menores. O Family Sharing cria um fluxo de imagens e um calendário partilhados e mostra a localização de cada elemento da família. A experiência de escrever também foi revista e o Quicktype Keyboard vai ajudar o utilizador a redigir melhor e de forma mais intuitiva.
Os dispositivos compatíveis com esta versão serão o iPhone 4S, 5, 5C, 5S, iPod Touch de 5ª geração, iPad 2, iPad com Retina Display, iPad Air, iPad Mini e iPad Mini com Retina Display. Os modelos iPhone 4 e anteriores, iPod Touch de 4ª geração e o iPad original não vão poder correr o iOS 8. A nova versão do sistema operativo móvel deve chegar ao público durante o outono.
Mac OS X Yosemite
Também o sistema operativo para computadores foi reformulado. O Mac OS X Yosemite tem um novo look e inclui novas ferramentas que permitem um fluxo de trabalho contínuo entre o computador e o dispositivo móvel com iOS, como é o caso do Handoff. Com esta funcionalidade, o utilizador pode começar um trabalho no Mac e continuá-lo no iPhone, por exemplo. Com o Yosemite, conseguiremos ainda realizar chamadas no Mac, através do iPhone. Visualmente, há algumas alterações, com as transparências a mostrarem o que está por baixo e informações adicionais. No Centro de Notificações, há uma área chamada Today, que mostra toda a informação relevante para o dia, como o Calendário, Bolsa, Meteorologia e Relógio. A ligação com a iCloud sai reforçada com a Drive, que é uma pasta online que pode ser acedida como se fosse local. As comunicações por email foram melhoradas, com a possibilidade de enviar ficheiros que tenham até 5 GB por email e a anotação de PDF diretamente no correio eletrónico. Os developers vão poder criar novas apps para Mac com o SpriteKit para novos efeitos de luz, física e de movimento e com o SceneKit para jogos casuais em 3D.
Esta versão ainda só está disponível para programadores registados na Apple. Durante o verão, deve abrir a fase de testes beta e a versão final só deve chegar ao mercado no outono.