Segundo o The Next Web, vários programadores de iOS foram alvo de uma espécie de ataque DDoS (denial of service) dirigido ao serviço iMessage, que tornou difícil ou mesmo impossível usar a respetiva app e o smartphone.
Os ataques foram executados recorrendo a um AppleScript simples, que permitiu aos atacantes enviar um elevado número de mensagens consecutivas a grande velocidade para um destinatário. Dependendo do tipo de mensagens enviadas, o iMessage ou encrava ou produz mensagens de notificação consecutivas e de forma ininterrupta.
Para já, estes “ataques” parecem estar limitados a um grupo reduzido de utilizadores. As más notícias é que neste momento não há qualquer forma de evitar este tipo de comportamento caso os ataques se tornem frequentes.
Grant Paul, um programador de iOS e uma das vítimas, afirmou: “O que está a acontecer é uma simples ‘inundação’: parece que a Apple não limita a velocidade a que as mensagens podem ser enviadas, pelo que o atacante é capaz de enviar milhares de mensagens muito rapidamente”.
iH8sn0w, outro programador de iOS e criador de ferramentas de jailbreak, também foi atacado e recebeu uma série de mensagens que diziam “Hello Human” e “We are Anonymous…”. iH8sn0w conseguiu descobrir a origem do ataque, que terá partido de uma conta de Twitter envolvida na venda de UDIDs (o número único que identifica os iPhones) e na instalação de apps pirateadas.