A Microsoft apresentou hoje em Seattle o Windows Phone 8 aos jornalistas europeus (já o tinha feito ontem à comunicação social norte-americana).
A comunicação foi feita durante a conferência Build que reúne mais de quatro mil programadores e onde a Microsoft mostra, nos próximos dias, o que de mais importante está a desenvolver para o futuro mais próximo.
O Windows Phone 8 é a grande novidade. A mais recente versão do sistema operativo da Microsoft para smartphones foi redesenhada. Agora é possível efetuar mais personalizações ao sistema. Mas aqui ficam as novidades.
1. Suporte para processadores com mais de um núcleo: Há muito esperada. Este suporte permite agora que os terminais Windows Phone possam concorrer com os topos de gama Android e iOS em termos de características de hardware.
2. Suporte para ecrãs com maiores resoluções: Era outra das desvantagens do Windows Phone. Agora, já é possível ter uma experiência melhor nestes terminais com mais definição. O que permite ler, ver vídeo e navegar na Web com muito mais conforto. Agora vai até aos 1280×768.
3. NFC: Ainda ninguém sabe se a tecnologia Near Field Comunication vai conseguir ganhar espaço, mas é bom saber que o Windows Phone 8 já a suporte.
4. MicroSD: Sim, finalmente, o Windows Phone permite a expansão do armazenamento do telefone a partir de cartões MicroSD.
5. Personalização: Mais cores para o ambiente de trabalho, mais controlo sobre os mosaicos (que são mais dinâmicos.
6. Área para os juniores: No fundo é criar uma conta que só tem determinados privilégios. Desta forma, garante que os miúdos não acedem às suas apps e conteúdos.
7. Sala de Estar: É o convite para criar redes sociais mais pequenas onde tudo é partilhado a nível mais pessoal. Uma família, por exemplo, que pode assim partilhar o calendário e as fotos.
8. Avisos no ecrã de bloqueio: As notificação mais importantes aparecem no ecrã de bloqueio (igual ao Windows 8). Ou seja, pode saber se tem mails, SMS, chamadas, eventos no calendário… sem ter de desbloquear o telefone.
Há muito mais para ficar a conhecer nos próximos dias. A Exame Informática está em Seattle, na sede da Microsoft, a acompanhar em exclusivo para Portugal a conferência Build.