A Apple lançou ontem a versão 5.1 do browser Safari integrada com o sistema operativo Mac OS X 10.7 (Lion).
O Safari 5.1, que também pode funcionar nos sistemas operativos Mac OS X 10.6 e Mac OS X 10.5, distingue-se por eliminar 58 bugs.
De acordo com a Computerworld, 14 das falhas apenas afetavam a versão do Safari que corre sobre o Windows; uma delas apenas se verificava na versão desenvolvida para os Macs; e 47 das vulnerabilidades são comuns tanto às versões para Mac como para as versões para Windows do Safari.
Grande parte destes bugs está relacionada com a memória usada pelo WebKit do browser. A Apple admite que estas falhas poderiam ser exploradas por sites maliciosos.
Mas nem só da eliminação de bugs vive o Safari 5.1: A Apple anunciou ainda que a nova versão do browser já dispõe de uma funcionalidade de sandbox que permite que os utilizadores de Macs corram numa área isolada aplicações desconhecidas ou consideradas suspeitas.
Outras funcionalidades que estreiam com o Safari 5.1: uma Reading List, que elimina publicidade e guarda páginas web para leitura posterior; suporte para multitoque; e visualização em todo o ecrã (full screen).
Safari, Internet Explorer, Chrome ou Firefox: Diga aqui qual é o seu browser favorito.