O Microsoft Security Intelligence Report foi feito entre Julho e Dezembro do ano passado em mais de 500 milhões de computadores pessoais espalhados pelo mundo.
Com os valores registados, Portugal é o sexto na lista dos que tem mais computadores infectados com software malicioso.
No comunicado oficial da Microsoft pode ler-se uma citação de Sérgio Martinho, responsável pela área de Segurança da Microsoft Portugal: "O Security Intelligence Report promovido pela Microsoft vem comprovar que os cibercriminosos estão a evoluir cada vez mais e a agrupar as ameaças online de forma a criar, actualizar e manter kits de abusos que são vendidos a terceiros. Os criadores de software malicioso estão continuamente a melhorar os seus "produtos" através da introdução de novas actividades abusivas".
A Exame Informática deixa ficar algumas dicas para o ajudar a manter o seu sistema seguro.
- Mantenha o sistema operativo actualizado. Certifique-se que as actualizações automáticas do Windows estão ligadas.
- Instale software de segurança. Um anti-vírus e firewall. Mantenha-os actualizados com os filtros mais recentes.
- Mantenha actualizado(s) o(s) browser(s)
- Se o seu computador é utilizado por vários membros da família, crie contas de utilizador para cada uma dessas pessoas com privilégios limitados. Por exemplo, não permita a instalação de aplicações. Mantenha-se como administrador da máquina e não dê a conhecer a sua palavra-passe aos outros utilizadores.
- Tenho o cuidado de ter todo o software que utiliza sempre actualizado com as versões mais recentes.
Os cibernautas portugueses são mais inconscientes que os outros? Dê-nos a sua opinião e junte mais alguma dicas de segurança à nossa lista.