A Toyota Motor Corporation, em colaboração com a empresa norte-americana Joby Aviation, deu um passo importante no desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea avançada, com a realização do primeiro voo internacional de exibição do seu táxi aéreo elétrico. O voo ocorreu esta semana no Centro Técnico Higashi-Fuji, em Shizuoka, Japão, e marcou o início da exposição internacional do protótipo da aeronave.
Este voo foi realizado nas imediações do icónico Monte Fuji e destacou as capacidades do táxi aéreo da Joby, uma aeronave elétrica de cinco lugares, sem emissões e com um nível de ruído significativamente mais baixo do que o dos helicópteros. A aeronave consegue atingir velocidades de 320 km/h e tem como objetivo reduzir o congestionamento urbano, minimizar o impacto ambiental e fornecer soluções de transporte tanto para áreas urbanas como rurais.
Veja em baixo um vídeo de demonstração do voo realizado no Japão:
A parceria entre a Toyota e a Joby teve início há cerca de sete anos, período durante o qual a Toyota prestou um apoio significativo à Joby, partilhando conhecimento em engenharia automóvel e tecnologia de produção. Em 2023, as duas empresas formalizaram um acordo de longo prazo, no qual a Toyota se comprometeu a fornecer componentes-chave para os sistemas de propulsão e atuação da aeronave elétrica da Joby.
“O nosso primeiro voo internacional marca um avanço significativo na nossa jornada para tornar a aviação ecológica uma realidade quotidiana. Partilhamos a visão da Toyota para o futuro da mobilidade e é uma honra poder apresentar uma visão desse futuro através deste voo no Japão“, afirmou Joe Ben Bevirt, fundador e diretor executivo (CEO) da Joby Aviation.
Por outro lado, Hiroki Nakajima, vice-presidente executivo da Toyota, destacou a importância da mobilidade aérea para o futuro: “A mobilidade aérea tem o potencial de transformar a nossa perceção de distância e tempo, disponibilizando uma nova opção de transporte que pode enriquecer a vida de muitas pessoas”, explicou durante o evento de apresentação do táxi aéreo.
A aeronave da Joby está projetada para transportar um piloto e quatro passageiros, e tanto a baixa emissão de ruído como a ausência de emissões poluentes destacam-na como uma alternativa sustentável ao transporte tradicional.
A Toyota anunciou recentemente um investimento adicional de 500 milhões de dólares na Joby Aviation, elevando o total de investimentos da Toyota na empresa para 894 milhões de dólares. Este investimento visa apoiar a certificação e produção comercial da aeronave elétrica e inclui planos para estabelecer uma aliança de fabrico para apoiar a primeira fase de comercialização do táxi aéreo.
Com milhares de voos de teste realizados desde a sua fundação em 2009, a Joby continua a avançar na implementação de soluções inovadoras no setor da mobilidade aérea. A parceria com a Toyota poderá ser determinante para transformar este tipo de transporte numa realidade acessível a todos.