A Microsoft acusou a Google de organizar ‘campanhas nas sombras’ para desacreditar a gigante do software junto dos reguladores e legisladores europeus. No blogue da tecnológica, Rima Alaily, advogada da Microsoft, escreve que a Google contratou uma empresa para recrutar empresas europeias especializadas na Cloud para representar o seu caso: “esta semana, está a ser lançado um grupo organizado pela Google. Foi desenhado para desacreditar a Microsoft junto das autoridades da concorrência e legisladores e para iludir a opinião pública”. “A Google tomou medidas adicionais para ofuscar o seu envolvimento, investimento e controlo, mais notavelmente ao recrutar um grupo de fornecedores de serviços Cloud europeus para servir de face pública desta nova organização”, indica.
A CNBC lembra que se trata de mais um capítulo numa longa batalha entre as duas gigantes que já se enfrentam nos segmentos da publicidade online, das suites de produtividade e, agora, também nos serviços na Cloud. Rima Alaily refere que a Google contratou a consultora DGA Group para montar a Open Cloud Coalition e revela que uma empresa que optou por não participar no grupo lhe confidenciou que a Google vai assegurar o investimento financeiro na organização e que esta irá criticar as práticas da Microsoft na Europa.
A Google já reagiu à acusação. “Sempre fomos muito públicos sobre os nossos receios com o licenciamento Cloud da Microsoft. Nós, e muitos outros, acreditamos que as práticas anticompetitivas da Microsoft prendem os clientes e criam efeitos negativos que influenciam a cibersegurança, inovação e escolha”, afirma a empresa.
Já em setembro, a Google tinha revelado a intenção de avançar com uma queixa contra a Microsoft junto da Comissão Europeia sobre as práticas consideradas injustas no licenciamento do sistema operativo Windows Server.