Nos diferentes formatos de publicações de imagens e vídeos do Instagram, incluindo o mural principal, as Stories e os Reels, é possível ‘saltar’ pelos anúncios que aparecem. Agora, a rede social está a testar uma funcionalidade que impede ignorar a publicidade, obrigando os utilizadores a ver mesmo os anúncios. Há um relógio em contagem decrescente, até que chegando ao fim, o utilizador possa continuar a fazer ‘swipe’ ou ‘scroll’ pelas publicações.
“Estamos sempre a testar formatos que possam trazer valor aos anunciantes”, confirma a Meta em comunicado, que depois explicou que irá fornecer mais detalhes se os testes tiverem o desempenho esperado.
Do lado dos utilizadores, já há muitas pessoas a queixarem-se, em diversas plataformas. “Parece um movimento extremamente agressivo para a Meta ganhar mais dinheiro com publicidade” ou “simplesmente não podemos fazer scroll”, lê-se em publicações feitas nas redes sociais X e Threads por utilizadores a quem a nova opção de anúncios obrigatórios já apareceu, segundo testemunhos recolhidos pela BBC.
Recorde-se que já outras plataformas a aplicar esta mesma lógica, com o YouTube, por exemplo, a passar anúncios que não podem ser ignorado, seja na versão para smartphone ou para TV. Os anunciantes aí podem escolher se querem passar vídeos de 15 ou 30 segundos para aparecer antes, durante ou depois de outros vídeos.
Um estudo publicado pela TikTok, publicado em janeiro, sugere que forçar os utilizadores a ver anúncios pode, na verdade, levar a menos interações dos utilizadores.