Já estávamos habituados a ver a Apple a liderar na faturação e, sobretudo, nos lucros. Mas, segundo dados da IDC, nunca a marca californiana tinha liderado no número de smartphones colocados no mercado. Feito alcançado em 2023, ano em que a Apple terá colocado mais de 234 milhões de smartphones no mercado, o que representou uma quota de 20,1% e um crescimento de 3,7% relativamente a 2022 (226,3 milhões de smartphones, 18,8% do número global dos smartphones comercializados).
O resultado foi, naturalmente, obtido à custa da Samsung que, deste modo, perdeu a liderança. A marca sul-coreana perdeu 13,6%, passando dos 262,2 milhões de smartphones em 2022 para 226,3 milhões em 2023. A Xiaomi também desceu, colocando menos 4,7% unidades no mercado global (145,9 milhões em 2023 versus 153,2 milhões em 2022).
A Oppo, com 103,1 milhões, e a Transsion, com 94,9 milhões, completam o top 5. Este último fabricante, que foi o que mais cresceu (30,8%), detém as marcas Infinix, Itel e Tecno, que têm conseguido grande popularidade em mercados emergentes, como África e América Latina.