Neal Mohan vai assumir a liderança do YouTube com a saída de Susan Wojcicki, que é a diretora executiva da empresa há quase uma década. O anúncio foi feito pela própria num e-mail enviado para os funcionários e que foi entretanto tornado público. Wojcicki está na Google há quase 25 anos e anunciou agora a intenção de “começar um novo capítulo, focada na minha família, na saúde e em projetos pessoais que me apaixonam”.
O sucessor, Neal Mohan, entrou no YouTube em 2015 e tem sido vice-presidente da Google nos últimos anos, sendo uma das pessoas de confiança de Wojcicki desde muito cedo. O executivo teve um papel preponderante no desenvolvimento de vários produtos como a YouTube TV, YouTube Music, Premium e Shorts.
Susan Wojcicki vai assegurar a transição no curto prazo e vai estar disponível, no longo prazo, para desempenhar funções consultivas para a Google e a Alphabet, explica o The Verge.
A ligação de Susan à Google começou ainda antes de estar trabalhar para a empresa, já que era a senhoria da garagem alugada por Sergey Brin e Larry Page, em 1998, onde a Google foi fundada. Os cofundadores da empresa afirmaram ao Recode que “a Susan tem um papel único na história da Google e teve contribuições incríveis em produtos usados por pessoas em todo o lado. Estamos muito gratos pelo que ela fez nos últimos 25 anos”.