O TecStorm, um hackathon universitário a nível nacional promovido pela Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (JUNITEC), regressa em formato presencial na sua 6º edição, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, entre 25 e 27 de fevereiro de 2022 e as inscrições estão a decorrer até ao dia 20 de dezembro de 2021.
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, o evento reúne estudantes universitários numa maratona tecnológica e desafia-os a apresentarem ideias impactantes nas áreas da saúde, energia, conectividade e responsabilidade social. O lema é “Cross dimensions Empower your Idea” e a fase de inscrições inicia-se com um roadshow por universidades de norte a sul do país de forma a “despertar o interesse para a participação (…) e explicar o que é a iniciativa e quais as potencialidades que lhes podemos oferecer”, afirma em comunicado Maria João Carvalho, presidente da JUNITEC. Todos os alunos universitários e todos os que concluíram os estudos no ensino superior no ano letivo 2020/21 podem inscrever-se.
Durante a fase de ideação, as equipas inscritas terão acompanhamento e mentoria para as ajudar a aperfeiçoar a ideia e a gerir o projeto em candidatura. Após a seleção dos projetos a concurso, os participantes vão poder usufruir de três de dias de evento com estadia, transporte, material técnico e alimentação gratuitos, além do acompanhamento e da ajuda de mentores para construir os seus protótipos, criar os seus pitches e elaborar os seus planos de negócio.
Os projetos a concurso vão ser selecionados pela equipa do TecStorm, em parceria com a Vodafone, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Champalimaud e a Galp, a 17 de janeiro. Aos vencedores, um de cada uma das quatro áreas, vão ser atribuídos prémios avaliados em mais de 10 mil euros.
Os interessados podem inscrever-se em tecstorm.pt.