Nick Clegg, vice-presidnete de assuntos globais da Facebook, revelou que o Instagram vai lançar uma funcionalidade que recomenda uma pausa nas redes sociais aos utilizadores mais jovens. O objetivo é reduzir a adição à rede social nesta camada da população e evitar outros comportamentos menos saudáveis. Apesar de confirmar que também a Facebook vai ter um sistema semelhante, ficaram por revelar os detalhes de como é que a funcionalidade atua e quando é que estará disponível.
As duas empresas do grupo Facebook devem assentar as suas análises nos algoritmos e incluir ainda componentes de regulação legal, caso tal venha a ser requisitado. As revelações do executivo da Facebook à CNN e Reuters surgem pouco depois de serem conhecidas as acusações de Frances Hauguen, ex-funcionária da gigante americana, que denunciou que a Facebook coloca os lucros à frente da segurança dos utilizadores.
A denunciante alega que a empresa sabe que alguns dos seus algoritmos são destrutivos e que apresentam material nocivo aos mais novos, removendo também apenas uma fração do discurso de ódio na plataforma. Uma das soluções em vista por parte da Facebook parece conduzir apenas no sentido de reduzir o tempo passado nas redes e não no sentido de efetivamente remover os conteúdos prejudiciais, pelo que não é certo que os ativistas e opositores silenciem os seus argumentos.