“Ele está focado em entregar um projeto que tenha o máximo de utilidade para os nossos residentes, com o mínimo de dinheiro necessário”: foi assim que o mayor de Miami, Francis Suarez, descreveu a “chamada maravilhosa” que teve com Elon Musk. Segundo o político, Musk prometeu fazer um túnel de 3,2 quilómetros por 30 milhões de dólares (menos que os mil milhões de dólares que a autarquia recebeu de outros fornecedores) e fazer a obra toda em seis meses, muito menos que os quatro anos pedido por outros rivais, noticia o The Verge.
Elon Musk já teve este tipo de conversas com outros governantes dos EUA e o objetivo é reduzir a congestão à superfície, fazendo dos túneis uma solução para resolver o problema do trânsito. Agora, Suarez afirma que irá falar também com governadores de outras áreas circundantes no sentido de criar um projeto mais abrangente.
As condições morfológicas do solo por baixo de Miami não são as ideiais para se construir túneis, daí que os custos das obras sejam sempre bastante elevados. Por outro lado, é necessário ter também em atenção a subida do nível dos mares e estes pontos devem já ter sido abordados na conversa de Musk com o político.
A The Boring Company é a empresa de Elon Musk especializada em construir túneis, com vários projetos nos EUA desde 2016.