A Facebook teve de recuar nos planos que tinha para a entrada no mercado das cibermoedas e fazer cedências face às exigências trazidas pelo setor da política e pelas entidades reguladoras. Agora, a Libra Association e a empresa de Zuckerberg estão a ultimar os preparativos e o lançamento deve acontecer já em janeiro, segundo três fontes próximas ouvidas pelo Financial Times. A associação baseada em Genebra planeia lançar a moeda digital apoiada no dólar americano.
O projeto da Libra foi apresentado no ano passado, mas teve de ser revisto para fazer face às exigências trazidas pelo regulador e pelos bancos centrais, que receavam que esta entrada colocasse em causa a estabilidade financeira e levasse à desvalorização das moedas tradicionais.
A Libra Association pretende obter a aprovação do regulador suíço para emitir uma série de moedas estáveis apoiadas pelas divisas tradicionais e outras cibermoedas. A entidade reguladora FINMA confirmou em abril apenas que recebeu a candidatura da Libra para uma licença de pagamentos.