A fortuna pessoal de Elon Musk aumentou 100 mil milhões de dólares este ano, alavancada pelo crescimento da Tesla à medida que os investidores veem a empresa como uma alternativa válida aos combustíveis fósseis. As ações da empresa mais de sextuplicaram o valor este ano, com um crescimento de 4,6% na terça-feira, para os 546 dólares por cada uma, colocando a Tesla com a valer 517 mil milhões de dólares. Em janeiro, as ações valiam 86 dólares. Uma vez que Musk detém 20% das ações da companhia, a sua fortuna pessoal passou de 7,2 mil milhões para os 128 mil milhões agora. O index da Bloomberg mostra que Jeff Bezos, da Amazon, é o mais rico com 182 mil milhões de dólares. A subida de Musk nesta lista é assinalável especialmente se considerarmos que estava em 35º lugar em janeiro, lembra o The Guardian.
Elon Musk tem ainda mais a ganhar caso consiga colocar a Tesla a valer 650 mil milhões de dólares até 2028, altura em que receberá um bónus de 55,8 mil milhões de dólares. A entrada da Tesla no S&P 500, marcada para 21 de dezembro, permite antever que os próximos tempos vão ser agitados no mercado. Com cada vez mais governos a aprovar limitações às emissões de combustíveis fósseis, é fácil perceber que a Tesla pode vir a capitalizar ainda mais. Por outro lado, a perspetiva de conseguir vender o elétrico número um milhão até 2023 também indica que a Tesla está de boa saúde financeira.
A fortuna de Elon Musk não advém apenas da Tesla: o investimento na SpaceX e as missões com sucesso, passadas e futuras, ajudam a tornar o bilionário ainda mais rico.
Do lado de Bill Gates, a fortuna avaliada em 127,7 mil milhões coloca-o no número 3 do ranking, mas é preciso não esquecer que o fundador da Microsoft doou mais de 50 mil milhões para o combate à pobreza e a doenças, principalmente através da Fundação Bill e Melinda Gates.