O serviço de pagamentos digitais Google Pay está a partir desta terça-feira disponível para os utilizadores portugueses – mas para já apenas através das aplicações dos bancos e carteiras digitais Bunq, Curve, Monese, N26, Revolut, Transferwise e Viva Wallet. O serviço da Google permite pagar em lojas físicas – desde que suportem pagamentos contactless –, assim como realizar compras online, desde que os sites em questão tenham o botão de pagamento do Google Pay.
O Google Pay, à semelhança de outros serviços de pagamentos digitais, como o Apple Pay ou o MB Way, destaca-se pela simplicidade do processo de pagamento: o utilizador só precisa de associar um cartão Visa ou Mastercard ao serviço da primeira vez, com esses dados a serem usados automaticamente pela ferramenta sempre que optar pelo Google Pay. E segundo a informação partilhada, a Google nunca revela os dados do cartão do utilizador ao comerciante.
Segundo explica a tecnológica americana, as transações são ‘mascaradas’ através de um número de cartão virtual, que é específico do dispositivo e está associado a um código de segurança dinâmico que muda a cada transação. Ou seja, mesmo que compre duas vezes no mesmo comerciante, os dados partilhados pela Google serão diferentes – e nunca remetem para os dados reais do cartão do utilizador.
Para ter acesso ao Google Pay é necessário ter uma conta num dos bancos digitais acima referidos – como a Revolut, por exemplo – e um smartphone Android. Se pretender usar o Google Pay em lojas físicas, terá de garantir que o smartphone tem NFC e que esta ligação sem fios está ativada. Depois basta encostar o smartphone (desbloqueado) ao terminal de pagamento, tal como já acontece com os cartões contactless, por exemplo.
Já nas compras online, deve procurar pelo símbolo abaixo para conseguir pagar com Google Pay. Depois basta tocar no botão para efetuar o pagamento.
Em comunicado, a Google sublinha a tendência crescente dos pagamentos digitais, algo que se assentou com a situação pandémica. “Tendo em consideração a necessidade crescente de pagamentos digitais, trabalhámos em conjunto com a Mastercard e a Visa e algumas entidades bancárias, para oferecer uma experiência de pagamento mais segura, simples e útil para as pessoas em Portugal”, lê-se no comunicado.
“Sabemos que os nossos 13 milhões de clientes estão a abandonar rapidamente a utilização de dinheiro físico na maioria dos países em que operamos, pelo que lançar o Google Pay em Portugal é um passo muito significativo para permitir que nossos clientes usem o seu dinheiro da forma que querem”, comentou por seu lado, também em comunicado, James Carpenter, da área de pagamentos com cartão da Revolut, um dos bancos parceiros neste arranque em Portugal.
De sublinhar que o Google Pay está disponível através de uma integração nas aplicações dos bancos e carteiras digitais, o que significa que esta ainda não é uma disponibilização generalizada do serviço em Portugal. Para já, a aplicação dedicada do Google Pay continua sem estar disponível no mercado português.