Chama-se Programming for Everybody (programação para todos, em tradução livre) e é uma formação gratuita, online e interativa para aprender a programar. A iniciativa é da escola de programação Le Wagon e foi anunciada nesta semana.
Segundo a informação disponibilizada, os participantes vão aprender os princípios básicos da linguagem de programação Ruby, que está entre as que garantem melhores salários no mercado português. As sessões irão acontecer às segundas, quartas e sextas, entre as 13h e as 13h45, num total de 11 sessões, que terminam a 1 de julho. Estão disponíveis 200 lugares e é necessário fazer uma inscrição prévia no site da iniciativa.
Não é a primeira vez que uma formação gratuita de iniciação à programação é feita pela Le Wagon no mercado português, mas a crise motivada pela Covid-19, que já causou milhares de desempregados e colocou centenas de milhares de pessoas em lay-off, é apontada como o motivo para a realização desta nova formação gratuita.
Além do curso em si, os alunos terão acesso a um canal dedicado na plataforma Slack para que possam colocar questões e partilhar dicas fora dos horários definidos para o curso e também vão ter acesso a programas de mentoria com antigos alunos da Le Wagon para aconselhamento sobre opções de carreira.
“Diversas pessoas têm a noção que a programação não é simples e acabam por não considerar a carreira como opção. Posições em tecnologia são as que têm maior procura globalmente, para além dos elevados salários que as acompanham. Esta é uma óptima oportunidade para que possam aprender conhecimentos básicos de programação enquanto recebem noções iniciais do que pode ser um trabalho super divertido e que vale a pena ser considerado”, sublinha Shannon Graybill, cofundadora da Le Wagon, em comunicado.
Além da escola de programação, esta iniciativa de iniciação à programação conta com o apoio da Universidade de Aveiro, Beta-i, Now no Work, Selina, Lean in Women in Tech, Demium Startups, Startup Lisboa, Productized e Nova SBE Tech Club.