Um ataque informático permitiu a hackers ter acesso e expôr dados de mais de nove milhões de clientes da EasyJet. Entre a informação roubada, estão números de cartões de crédito de 2208 clientes da transportadora, que já foram contactados e a quem foi oferecido suporte. O CEO da empresa, Johan Lundgren, assina um comunicado onde explica que “encaramos a cibersegurança dos nossos sistemas muito a sério e temos medidas de segurança robustas em vigor para proteger dados pessoais dos clientes. No entanto, esta ameaça está a evoluir, no sentido em que os ciberatacantes estão a ficar cada vez mais sofisticados… Gostaríamos de pedir desculpa a todos os que foram afetados por este incidente”, cita a Cnet.
A transportadora aérea low-cost revela que vai contactar os clientes afetados. A empresa alertou o Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido e o ICO, organismo responsável pela proteção de dados naquele país. Esta última organização confirma estar a investigar um ataque feito à EasyJet e relembra que “as pessoas têm o direito legítimo de esperar que as empresas que vão tratar de informação pessoal o façam de forma segura e responsável. Sempre que isso não acontecer, iremos investigar e tomar ações robustas quando necessário”. Está em cima da mesa a possibilidade de a EasyJet ser multada à luz do RGPD, o regulamento específico de proteção de dados em vigor na Europa e que faz parte da legislação no Reino Unido.