O banco digital Monese confirma a intenção de encerrar o escritório que tem atualmente em Lisboa. “A Monese está a consultar os trabalhadores em todos os escritórios na Europa. Dissemos aos funcionários em Lisboa que provavelmente o escritório vai fechar, mas estamos à espera que a consulta [interna] seja completada antes de tomarmos uma decisão final”, disse um porta-voz da tecnológica britânica, em resposta por e-mail à Exame Informática.
A empresa britânica esclarece que atualmente emprega 44 pessoas no escritório português e confirma que os funcionários foram alertados pela equipa de gestão da empresa na quinta-feira passada, 31 de abril, sobre a necessidade de reorganização da Monese e foi aí que também tomaram conhecimento do processo de consulta interna.
A empresa escusou-se no entanto a comentar possíveis cenários sobre o futuro dos trabalhadores: se vão ser todos despedidos, se apenas uma parte – e se sim, quantos – ou se existe até a hipótese de virem a ser realocados a outros escritórios europeus que a empresa tem, nomeadamente no Reino Unido e na Estónia – existe um quarto escritório em Berlim, mas a notícia inicial também falava na hipótese de este encerrar.
O encerramento dos escritórios pode ser acompanhado, a nível global, pelo despedimento de cerca de 40% da força de trabalho da tecnológica britânica, que emprega mais de 400 pessoas. Estas medidas estão a ser avaliadas como uma forma de resposta à crise provocada pela pandemia da Covid-19.
Mesmo depois de a consulta interna estar concluída, a decisão não será imediata, pois ainda haverá um período de avaliação às medidas a serem colocadas em prática. “Não podemos fazer qualquer reorganização antes de o processo de consulta estar completo e de a empresa ter tido tempo para considerar os resultados finais da consulta”, acrescenta ainda a porta-voz da Monese na resposta.
De recordar que numa entrevista ao Jornal de Negócios em fevereiro deste ano, a empresa afirmava ter 50 funcionários em Portugal e tinha até planos para mudar de escritório, que teria capacidade para um total de 120 funcionários. O escritório da Monese abriu em Lisboa em outubro de 2018.
A Monese, uma empresa que pertence à categoria das chamadas tecnológicas focadas no setor financeiro (fintech), tem um dos maiores bancos digitais a nível europeu: só em Portugal são já mais de 100 mil os utilizadores e a nível internacional são mais de dois milhões, segundo valores revelados pela empresa no início de 2020.