A Apple e a Google organizaram uma conferência para apresentar mais detalhes sobre o sistema de monitorização e alerta que pretendem implementar e que vai avisar os utilizadores quando tiverem estado em contacto ou perto de alguém que venha a ser diagnosticado como positivo para a Covid-19. Pela primeira vez, as duas empresas falaram sobre o fim do sistema, avançando que será feita uma análise região a região e que o objetivo é encerrá-lo assim que a epidemia estiver controlada.
Depois de a iniciativa ter sido anunciada, há cerca de duas semanas, surgiram preocupações sobre a privacidade dos dados. Agora, os especialistas envolvidos explicam que vai ser usado um sistema de encriptação, com chaves de monitorização a ser geradas todos os dias de forma aleatória e partilhadas com a base de dados central caso o utilizador decida notificar que foi diagnosticado como positivo. Esta abordagem permite que seja mais difícil ligar um utilizador a um diagnóstico, caso se tenha más intenções e se parta de fora do sistema. A chave diária vai ser apelidada como a chave temporária de monitorização, enquanto a ligação de longo termo apresentada originalmente não vai ser mais usada. Por outro lado, os metadados, como o nível de energia de base e a versão da ferramenta empregue, também vão ser encriptados para que não possam ser usados para identificar indivíduos na base de utilizadores, explica o The Verge.
O sistema deixa de ser conhecido como ferramenta de monitorização de contactos para ser apelidado de “notificações de exposição”. A mudança de nomenclatura explica-se com a intenção de que o sistema sirva de ferramenta para instituições de saúde efetuarem as entrevistas e identificarem clusters de infeção. Cada organização local, por região, terá o ónus de desenvolver sistemas de verificação que se alinhem depois com os métodos de distribuição de testes para se aferir os verdadeiros casos positivos e se afastem os trolls e outros falsos positivos.
Ainda não há informação de quais as instituições públicas, nem de que países irão tirar partido partido deste sistema que está a ser desenvolvido em conjunto pela Apple e pela Google.
A API e os documentos técnicos vão ser lançados para o mercado em breve.