O anúncio do Bezos Earth Fund foi feito pelo próprio Jeff Bezos e confirmado pela Amazon: no total, são dez mil milhões de dólares destinados a encontrar novas formas de mitigar o impacto das alterações climáticas e a formas de preservar e proteger o mundo natural. Na sua publicação no Instagram, Jeff Bezos explica que o dinheiro será usado para ajudar cientistas, ativistas, organizações não governamentais e “todos os esforços que ofereçam qualquer possibilidade” de se defender a Terra do impacto da mudança do clima.
O The Verge contactou uma fonte próxima que revelou que os fundos não serão destinados ao setor privado e serão focados em caridade. Sabe-se que os projetos a receber partes desta bolsa vão ser conhecidos a partir deste verão, mas não se conhecem grandes detalhes sobre a iniciativa.
A fortuna de Bezos está avaliada em 130 mil milhões de dólares e o CEO da Amazon não tem sido dos mais intervenientes no que toca a filantropia. Recorde-se que em 2028 anunciou uma rede de pre-escolas para comunidade de baixos rendimentos e, no ano anterior, começou a recolher ideias no Twitter sobre iniciativas de ajuda às comunidades.