Um aumento de 5% no valor das ações da Tesla na quarta-feira fez com que a empresa atingisse uma capitalização de 89 mil milhões de dólares, mais do que General Motors (50 mil milhões) e Ford (37 mil milhões) somadas. Ontem, o valor das ações da fabricante automóvel de Silicon Valley estava nos 492,14 dólares.
Os últimos meses do ano de 2019 foram intensos para a Tesla e conduziram a um aumento rápido na valorização da empresa. A evolução na fábrica da China e a entrega de veículos acima do previsto são fatores que animaram os investidores eo mercado. As ações da empresa mais que duplicaram no último trimestre, noticia a Reuters.
David Kudla, estratega de investimento da MainStay Capital Management, explica que «ainda há assuntos problemáticos, o principal sendo a dúvida sobre como é que será o lucro sustentado da empresa e quando é que vai começar a ser valorizada enquanto fabricante automóvel e não uma empresa tecnológica». As falhas sucessivas em atingir as metas com que se comprometeu e o comportamento algo errático de Musk fazem com que os mercados ainda não estejam completamente convencidos.
A verdade é que, apesar de estar a fazer menos entregas que os rivais, a Tesla ultrapassou-os na capitalização de mercado. Ford e GM juntas colocaram nas estradas mais de dois milhões de carros só nos EUA, enquanto a Tesla entregou em todo o mundo apenas 367.500 carros.
Recorde-se que a indústria automóvel está neste momento a procurar atualizar os seus produtos, avançando nomeadamente na eletrificação dos veículos, de forma a competir com a Tesla, não só em design e tecnologia, como também em eficiência energética.
Em Wall Street, há onze analistas a recomendar a compra de ações da Tesla, enquanto 13 recomendam vender e nove se mantêm neutros, de acordo com dados da Refinitiv.