Foi durante os prémios Golden Steering Wheel e numa conversa em palco com o CEO da Volkswagen que Elon Musk elogiou a capacidade de engenharia dos alemães e anunciou que a próxima Gigafactory da Tesla vai ser construída em Berlim.
A Tesla atualmente tem a fábrica original de baterias no Nevada, cujo produto final é enviado para a fábrica da Tesla na Califórnia para a assemblagem final, a Gigafactory 2, uma fábrica de paineis solares em Buffalo, Nova Iorque, e a fábrica de Shanghai, na China, conhecida por Gigafactory 3. Assim, estima-se que a instalação de Berlim venha a ser conhecida por Gigafactory 4.
Segundo o Tech Crunch, esta fábrica vai ser instalada junto do novo aeroporto. «Estamos a acerelerar esforços para a nossa Gigafactory Europeia e esperamos finalizar a escolha da localização nos próximos trimestres», escreveu a Tesla em julho.
A escolha da Europa faz sentido uma vez que a empresa vende muitos veículos no “velho continente” e assim deixa de ter de os trazer dos EUA. A fábrica da China está quase completa e deve começar a produzir em volumes antes do final do ano.