O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação fez um balanço à iniciativa que pretende facilitar a obtenção de vistos de residência e trabalho em Portugal para imigrantes que pretendem trabalhar na área das tecnologias: entre janeiro e a atualidade, a iniciativa Tech Visa atribuiu a 163 empresas a certificação necessária para agilizar a contratação de profissionais estrangeiros; 610 pessoas vieram trabalhar para Portugal no âmbito desta iniciativa; 92% das pessoas que receberam este “tecnovisto” têm formação em ciências informáticas.
«Estes trabalhadores vêm maioritariamente do Brasil (526), Índia (27) e Federação Russa (9)», refere um comunicado do IAPMEI. O Instituto de apoio ao tecido empresarial informa ainda que as empresas contratantes operam em todo o território nacional, mas revelam maior concentração nas Regiões de Lisboa, Norte e Centro do País.
O Tech Visa é uma medida de apoio à inovação do tecido empresarial que foi desenvolvida pelo IAPMEI em articulação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares. As empresas abrangidas por esta medida têm de demonstrar potencial para chegar aos mercados externos e justificar a necessidade de contratar profissionais estrangeiros com elevados níveis de qualificação. A simplificação dos processos de obtenção de visto apenas pode ser solicitada quando se pretende contratar um cidadão estrangeiro com elevados níveis de qualificação.