O IoT Challenge da Altice distinguiu esta quarta feira três soluções de empresas nacionais para o segmento da Internet das Coisas (IoT). Tempo Cloud, Matter Dynamics e I Do Tecnology são as três vencedores do concurso que contou com 10 empresas.
I Q Do Technology desenvolveu uma plataforma que facilita a localização de equipamentos em hospitais ou clínicas.
A Matter Dynamics criou um microcircuito com baixos consumos energéticos que permite acoplar sensores que, além da localização, apuram dados relativos à pressão, aceleração, luz, tempo, entre outras variáveis.
A Tempo Cloud desenvolve ferramentas de inteligência artificial para apurar o desempenho de uma loja através das campanhas publicitárias em diferentes ecrãs, tendo em conta o reconhecimento de audiências e dados relativos à contagem de pessoas, género, idade, entre outras características.
Além do uso da plataforma com que a Altice tem vindo a abordar este segmento, os prémios contemplam facilidades no que toca aos serviços de telecomunicações. Mas a principal mais-valia do concurso que que terminou esta quarta-feira é a possibilidade de integração de serviços no port folio da operadora de telecomunicações.
«Vamos avaliar todas estas 10 soluções com provas de conceito internas. Inovação não é só fazer coisas diferentes. Há que ter em conta os indicadores financeiros, os custos de ida para o mercado e a potencial entrada na vida das pessoas», explica Nuno Nunes, Diretor de Vendas e responsável pelo segmento Empresarial da Altice Portugal.
O responsável da Altice Portugal lembra ainda que a aposta na Internet das Coisas é para manter – até porque é nesse sentido que tem sido feito o reforço da rede da Altice. «A IoT já representa uma fatia importante do tráfego, mas queremos que tenha mairo relevância. Temos tido um forte crescimento e queremos interligar mais de um milhão de dispositivos em 2020», conclui Nuno Nunes.