O novo Nest Hub Max da Google traz uma ferramenta de reconhecimento facial que está a gerar polémica. Chama-se “Face Match” e recorre à câmara frontal para reforçar a segurança, participar em vídeo chamadas, bem como mostra as fotos, mensagens e eventos no calendário assim que reconhece a cara do utilizador. Embora tenha semelhanças com outros sistemas, por exemplo, o Face Unlock ou o FaceID, esta ferramenta tem um software de reconhecimento facial que permanece sempre ligado para ajudar a identificar qual o membro da família que pretende usá-la.
Este dispositivo suporta vários perfis em simultâneo e aciona diferentes utilizadores ao reconhecer as suas caras, sem que seja necessário um login manual. Uma vez ligada, a ferramenta Face Match é também capaz identificar automaticamente pessoas em fotografias, da mesma forma que o Google Photos, o Apple Photos ou a Facebook fazem — algo que, segundo a Cnet, tem levado alguns utilizadores a questionarem-se sobre a finalidade que é dada às suas informações biométricas assim que são depositadas nos serviços de nuvem da Google.
Mas tenha em mente que para prevenir que o Nest Hub Max recolha as suas informações tem três vias: para começar, desligue a função Face Match; caso a ferramenta esteja ligada, pode sempre eliminar o seu perfil e desligar o Face Match nas definições do dispositivo; por último, tem um botão na parte traseira do Nest Hub Max que lhe permite desligar a câmara e por sua vez impedir que o Face Match esteja ativo. Contudo, caso tenha criado perfis o dispositivo vai continuar a guardar essas informações independentemente de ter desligado a câmara.