Esta sexta-feira, a Apple falou publicamente as revelações feitas pela Google sobre as falhas de segurança a que os utilizadores de iPhone com sistema operativo iOS 10 estiveram expostos por mais de dois anos. A marca da maçã acusa a Google de lançar falsas suspeitas e de instaurar o medo nos utilizadores de iPhone.
«A publicação da Google, feita seis meses após termos lançado melhoramentos para o iOS, cria a falsa noção de exploração em massa para monitorização das atividades privadas de largos segmentos da população em tempo real», diz a Apple num comunicado de imprensa.
De acordo com a BBC, a Apple acusa ainda a equipa da Project Zero da Google de não ter incluído mais detalhes sobre um dos ataques que se dirigia em específico à comunidade Uighur, uma minoria muçulmana que consta na lista de ameaças online do governo Chinês, de forma a proteger os interesses e negócios com a China.
«Este ataque sofisticado tinha uma alvo na mira, não era dirigido a um grande número de iPhones como foi descrito. O ataque afetou menos de uma dúzia de websites com conteúdos relacionados com a comunidade Uighur», afirma a Apple.